Notícias

Carnaval 2013 em Campinas será mais modesto que do ano passado

Compartilhar

Este ano o Carnaval de rua não terá trios elétricos

O secretário de Cultura Ney Carrasco, em coletiva nesta quarta-feira, 16 de janeiro, detalhou o planejamento para realização do Carnaval 2013 em Campinas. Durante a entrevista, foi também apresentada a marca oficial do Carnaval Campinas 2013, um tamborim enfeitado com plumas em forma do contorno do município.

Segundo o secretário, o Carnaval deste ano será “um evento de Campinas para Campinas”, conforme ele,“não recebemos um planejamento, não haveria tempo hábil e nem verba para essa gestão realizar um evento de grande porte. Vamos ter um Carnaval oficial em Campinas em respeito às pessoas que se dedicam durante o ano todo para preparar essa festa”, disse.

O local escolhido foi o Túnel Joá Penteado, que receberá, neste ano, somente os desfiles das Escolas de Samba. O diretor de Cultura Gabriel Rapassi deixou claro que a intenção é valorizar o Carnaval tradicional. “Apesar do apelo popular dos trios elétricos nos moldes do Carnaval da Bahia, eles não fazem parte da tradição local e é função da Prefeitura valorizar essa tradição, assim como músicos e compositores da região”, explica o diretor.

Calendário

O pontapé inicial do, Carnaval 2013 será dado neste sábado, dia 19 de janeiro, com a escolha do Rei Momo, da Rainha do Carnaval e suas princesas. O concurso será realizado na Estação Cultura, a partir das 20 horas.

Já os desfiles vão acontecer somente na segunda-feira, dia 11, e na terça-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro, sempre a partir das 19h no Túnel Joá Penteado. Ney Carrasco explicou para a imprensa que “a não contratação de trios elétricos e bandas deverá fazer com que a festa termine mais cedo, e que o público seja menor que nos anos anteriores. Por isso mesmo toda a estrutura será reduzida: menos barracas de alimentação, arquibancadas menores e, consequentemente, os custos vão ser reduzidos”, declarou o secretário.

Blocos

Com relação aos tradicionais blocos de rua, o secretário afirmou que a Administração cumprirá o seu papel de dar suporte para que eles possam fazer seus desfiles com tranquilidade. “A Prefeitura entrará com o fechamento de ruas, acompanhamento por agentes da EMDEC, banheiros químicos. Mas é importante frisar que os blocos são uma manifestação popular e que sua organização independe do poder público. Cabe, porém à Prefeitura e à secretaria apoiar e fazer todo o possível para que todos os desfiles ocorram com tranquilidade.”

Futuro

O secretário também esclareceu que o Carnaval deste ano está longe do que ele considera ideal. “O verdadeiro Carnaval desta administração vai começar na Quarta-feira de Cinzas de 2013 e entrará na avenida em 2014. “Nossa intenção é fazer um Carnaval como nunca foi feito na cidade, com planejamento e tempo hábil. Vamos repassar as verbas durante o ano, para que as escolas invistam na própria comunidade”, finaliza Ney Carrasco.

Deixe um comentário