Notícias

Vôlei Amil derrota o Rio do Sul em casa e se reabilita na Superliga

Compartilhar

Equipe comandada por Zé Roberto marca 3 sets a 1 e soma a primeira vitória no returno da competição nacional

O Vôlei Amil sofreu, mas conseguiu sua primeira vitória no returno da Superliga. Com o apoio de cerca de 1.500 torcedores em Campinas, o time do técnico José Roberto Guimarães bateu o Rio do Sul por 3 sets a 1, parciais de 25/12, 23/25, 25/23 e 25/19, em 1h51min. Após dois resultados negativos, diante dos favoritos Sollys/Nestlé e Unilever, a equipe de Campinas se reabilita na competição e segue na luta para voltar a figurar entre os três primeiros na classificação geral. Na próxima sexta-feira (25) faz um confronto direto nessa briga contra o Sesi, na Arena Amil.

Vasileva no saque (foto: Álvaro Jr.)

A nota triste da partida desta terça-feira foi a contusão da oposta cubana Daymi Ramirez, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo no segundo set e teve que abandonar a partida. Segundo o departamento medico do Vôlei Amil, apesar de ser uma lesão aparentemente leve, a atleta passará por exames médicos nesta quarta-feira (23).

Para José Roberto, faltou concentração para sua equipe a partir do segundo set. “Na primeira parcial, fomos agressivos no saque. Nosso bloqueio e defesa funcionaram. Tanto que elas fizeram apenas sete pontos de ataque. Na segunda parcial, porém, elas marcaram 17 vezes. Mas conseguimos nos recuperar e a vitória foi importante”, afirmou o treinador, que lamentou a lesão de Ramirez, mas espera que ela tenha condições de jogo contra o Sesi.

A central Andressa ressaltou a importância da vitória para motivar o Vôlei Amil. “Depois de jogarmos bem no primeiro set, cometemos muitos erros no segundo, especialmente na defesa e isso complicou. Mas conseguimos nos recuperar e conquistar os três pontos”, afirmou. A líbero Suelen lembra que a equipe não chegou a jogar bem como poderia também no terceiro e quarto sets, mas, mesmo assim, fez a sua parte. “Vacilamos como já havia acontecido antes. Perdemos a concentracão e colocamos o Rio do Sul no jogo. Mas o primeiro set comprova que, quando jogamos com atenção, principalmente na defesa, fazemos a partida ficar fácil”, completou.


A maior pontuadora da partida foi Pri Daroit, com 19 acertos. Mas quem levou o troféu VivaVôlei foi a ponteira bulgara Elitsa Vasileva, que derrubou a bola 15 vezes na quadra adversária. As centrais também colaboraram. Andressa fez 12 pontos e Walewska, nove. Mesmo jogando apenas até o início do terceiro set, Daymi Ramirez ainda conseguiu oito acertos.

O jogo – A defesa garantiu um primeiro set tranquilo para o Vôlei Amil. Somente o bloqueio foi responsável por 10 pontos da equipe de Campinas, com destaque para Andressa, que fez quatro nesse fundamento e cinco no total da parcial. As bolas que o paredão campineiro não derrubava, eram amortecidos para facilitar a defesa. Aproveitando bem os contra-ataques, as donas da casa chegaram a abrir 11 pontos (21/11) e fecharam sem dificuldades por 25/12, em 21 minutos.

O vôlei eficiente e solto do primeiro set não voltou à quadra para a segunda parcial. Sem conseguir encaixar seu jogo, o Amil, aos poucos, foi envolvido pelo Rio do Sul, que após ficar atrás até o segundo tempo técnico (16/14), virou no 17/16 para não sair mais da ponta e fechar por 25/23, em 32 minutos. Zé Roberto tentou arrumar a casa quando sua equipe perdia por 18/21, mas, apesar de um esboço de reação, seu time tropeçou nos próprios erros. Uma amostra é o bloqueio, que de 10 acertos no início, conseguiu somente dois pontos.

O terceiro set foi sofrido. Para Daymi Ramirez, foi literalmente dolorido. A oposta sofreu uma lesão no tornozelo quando o Vôlei Amil perdia por 4/8 e teve que deixar a quadra carregada, para não voltar mais. Em seu lugar entrou a jovem Rosamaria, que conseguiu segurar as pontas. Mas a parcial continuava difícil. As donas da casa conseguiram empatar no 15/15 e seguiu correndo atrás do placar até o 22/22, quando a búlgara Elitsa Vasileva emendou dois de seus seis pontos na parcial para levantar a torcida e ajudar sua equipe a fazer 25/23, em 32 minutos.

A suada vitória do terceiro set devolveu a confiança às atletas do Vôlei Amil. Mais equilibradas, tanto na defesa quanto no ataque, mantiveram a ponta nos dois tempos técnicos (8/5 e 16/11) e não permitiu que o Rio do Sul tivesse sucesso em suas tentativas de reação. Assim, com dois aces de Fernandinha, fechou a parcial em 25/19, em 26 minutos, e o jogo em 3 sets a 1.

O Vôlei Amil jogou com Fernandinha, Daymi Ramirez, Walewska, Andressa, Pri Daroit e Vasileva, com Suelen como líbero. Entraram: Priscila, Rosamaria e Rosana.

O Rio do Sul jogou com Elis, Neneca, Ananda, Wime, Cláudia, Edna, com Elyana como líbero. Entraram: Flávia e Camila.

Deixe um comentário