Cultura

A Pequena Sereia estreia no Teatro Amil

Compartilhar

Com participação do público, montagem tem ações na plateia e personagens fantásticos humanizados

Após o Festival de Férias, o Teatro Amil recebe o espetáculo infantil A Pequena Sereia – O Musical, com apresentações sábados e domingos, às 16h, entre os dias 2 e 24 de fevereiro. A peça é uma adaptação do conto homônimo do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 – 1875), autor de O Soldadinho de Chumbo e de O Patinho Feio, que serviu de base para a criação do desenho animado da Disney. Esta montagem conta com sete atores, sob a direção de Alexandre Biondi.

Emoção e aventura são os principais ingredientes da história, que prevê cenas cômicas e interação com o público. “Algumas ações acontecem na plateia com a ajuda das crianças, que vibram quando os personagens dialogam com elas”, afirma o diretor Alexandre Biondi.
Aos 16 anos, a sereia Ariel (Natália Rosa) cai de amores pelo príncipe Eric (Matheus Rodrigues), que é resgatado por ela, após ser arremessado ao mar por um furacão.

Ansiosa por conhecer o mundo humano, onde vive o seu amor, ela embarca em uma aventura com o seu melhor amigo, o peixe Linguado (Diego Moreira), e o seu tutor, o caranguejo cantor de reggae Sebastião (Ronney Thiago), conferindo bom humor às cenas. Na busca por sua felicidade, a jovem se arrisca ao cruzar os limites entre a água e a terra para conquistar seu sonho de se casar com o príncipe.

A disputa pelo reino das águas entre o bem e o mal, personificados pelo Rei Tritão (Gustavo Vierling) e pela bruxa Úrsula (Loren Louro), funciona como pano de fundo para o conto de fadas.

Com apoio da iluminação, a cenografia recria os ambientes onde a trama se desenrola: a profundeza dos oceanos; a superfície do mar; e a terra.
Concebidos por Celso Werner e Marcos Lellis, os figurinos dos seres marinhos buscam dar mobilidade aos corpos dos atores e imprimir leveza à cena. O visual dos personagens humanos remete ao século XV, período das grandes navegações.

“Procuramos ser fiéis ao conto de fadas, que revela a importância da crença e do valor da família na superação de obstáculos, humanizando as personagens para aproximar a história da realidade. A ideia é proporcionar entretenimento de qualidade para todas as idades”, diz Biondi.

A encenação é pontuada pela trilha gravada pelos atores, que mescla músicas originais inspiradas nas canções do desenho animado da Disney. Criada por Khamilahh Jelezoglo e Alexandre Zanchetta, a coreografia aposta em passos de jazz e de sapateado.

FICHA TÉCNICA
Texto: Hans Christian Andersen
Adaptação e direção: Alexandre Biondi
Elenco: Diego Moreira, Gustavo Vierling, Khamilahh Jelezoglo, Loren Louro, Matheus Rodrigues, Natália Rosa e Ronney Thiago
Coreografias: Khamilahh Jelezoglo
Assistente coreográfico: Alexandre Zanchetta
Trilha sonora: Roberto Straube
Letras das músicas: Alexandre Biondi e Rafael Rilo
Design de perucas: Aroldo Campos Velanny
Cenários: Ronney Thiago
Figurinos: Celso Werner e Marcos Lellis
Iluminação: Ronney Thiago
Produção geral: cia. Marquesa de Teatro
Design gráfico: ABB Comunicação
Realização: cia. Marquesa de Teatro

SERVIÇO
Local: Teatro Amil
Estreia: 2 de fevereiro
Temporada: Até 24 de fevereiro
Horários: sábado e domingo, 16h. Apresentação extra no dia 12, terça-feira de Carnaval, às 16
Ingressos: R$ 15 (setor 2) e R$ 25 (setor 1)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: livre
Recomendação de idade: a partir de 3 anos

Deixe um comentário