Cultura

Carnaval do Sesc Campinas resgata tradições de rua

Compartilhar

Nesse Carnaval, o Sesc Campinas propõe recordar as tradições de rua através de blocos de carnaval e cortejos, realizando uma itinerância nos espaços da instituição. A ideia dá continuidade à proposta realizada no Carnaval do ano passado, no qual grupos tradicionais da cidade realizaram cortejos entre a unidade principal e o Galpão Sesc, atravessando a Rua Dom José I.

Nesse ano, além de reviver essas tradições de rua, o público contará com a diversidade dos grupos que se apresentam. Abrindo o Carnaval, no dia 9, a Companhia de Brincar se inspira na cultura popular e apresenta o “Bloco Iaras e Sacis”. No domingo, a festa fica por conta do “Bloco do Cupinzeiro”, tradicional grupo da cidade. Na segunda, dia 11, a alegria será embalada pela “Bateria Deixe Que Digam”, com Sambas de Enredo que fizeram sucesso. E para finalizar os quatro dias de festa a “Banda Paralela” apresenta um repertório que busca resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador.

Além das apresentações musicais, de domingo a terça acontece uma programação de oficinas destinadas ao público infantil, no qual as crianças, orientadas pelos instrutores do Programa Curumim, criam objetos e adereços para brincarem durante o Carnaval.

Na quarta feira de cinzas, o Sesc Campinas não abre, retornando suas atividades normais na quinta a partir das 7h.

Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Confira os horários de abertura durante o Carnaval.
Dias 9, 10, 11 e 12. Sábado, domingo, segunda e terça, das 9h30 às 18h.
Dia 13. Quarta. Unidade Fechada

Saiba mais sobre os grupos

Bloco Iaras e Sacis – Cia Tempo de Brincar com participação do Grupo Canudo Elétrico.
A Companhia Tempo de Brincar, inspirada no universo da cultura popular, apresenta a segunda edição do Bloco “Iaras e Sacis”, relembrando os bailes de salão, as fantasias, as brincadeiras e marchinhas. O bloco conta com um show ao vivo, composto por cantigas tradicionais e as composições do grupo regadas aos ritmos do carnaval de todo o Brasil como o frevo, a ciranda, o cavalo marinho e o maracatu. A apresentação conta com a participação do grupo “Canudo Elétrico” que acompanha as canções da Cia. com arranjos de percussão e pífano, trazendo sonoridades lúdicas fazendo com que o público conheça mais sobre nossa cultura popular. O “Canudo Elétrico” surgiu de um projeto cuja proposta era a de resgatar a formação de bandas de pífanos, porém com uma leitura mais moderna, mesclando a sonoridade original com recursos como filtros de som, bateria eletrônica e uso de outros instrumentos de percussão que não apenas os originalmente usados na formação clássica das bandas de pífano. A Cia Tempo de Brincar tem como fonte de inspiração o rico universo da Cultura Popular Brasileira como brincadeira nos quintais, cantigas de roda, festas na praça com cantoria e dança. A Cia é formada pela atriz e artista plástica Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva. Ao longo de sua trajetória a dupla tem descoberto uma linguagem própria para a criação de seus espetáculos cênico-musicais, unindo as cantigas e contos tradicionais, os mitos e ritmos brasileiros
Dia 9. Sábado, 16h. Espaço Arena. Grátis. Livre.

Bloco Do Cupinzeiro
O tradicional bloco carnavalesco do distrito de Barão Geraldo tem sua origem ligada ao trabalho sociocultural desenvolvido pelo Núcleo de Samba do Cupinzeiro, criado em 2001 com o objetivo de pesquisar, compor e realizar atividades em torno do samba, agregando diversas frentes de trabalho como espetáculos, seminários, oficinas, rodas, publicações de textos, gravações e documentários. O Bloco trabalha com a proposta de a cada ano, apresentar composições diferentes, especialmente feitas para a época, sempre às segundas feiras de carnaval nas ruas de Barão Geraldo. Com sambas clássicos, sambas menos conhecidos e sambas inéditos o som fica por conta de Ênio Bernardes, Eduardo Fiorussi, Edu de Maria, Anabela Leandro, Lucas da Rosa e Alfredo Castro, sendo todos na voz. Atualmente o grupo se encontra quinzenalmente no Espaço Cultural Elesbão, porém a roda do Cupinzeiro começou no quintal do compositor Edu Maria e já passou pelo Espaço de Capoeira Angola.
Dia 10. Domingo, 15h30. Tablado do Galpão. Grátis. Livre.

Deixe Que Digam
Formada por músicos de Araraquara e região, a banda traz ao público a emoção de estar na avenida, através de sambas enredo que fizeram sucesso e se tornaram inesquecíveis, e que foram interpretados por Jamelão, resgatando a emoção do carnaval de avenida. Grandes composições como Não Deixe o Samba Morrer, Retalhos de Cetim, O que é O que é, compõe o repertório da banda.
Dia 11. Segunda, 15h30. Tablado do Galpão. Grátis. Livre.

Banda Paralela
A Banda Paralela possui uma tradição originária das bandas de coreto, composto somente por instrumentos de sopro e percussão, e com figurino inspirado nos das bandas militares, como jaquetas com medalhas e dragonas. Composto por instrumentos como sax barítono, trombone, sax alto, trompete, escaleta, flautim, percussão caixa e bumbo, o grupo procura resgatar a tradição das bandas e ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe, baião, sob um enfoque inovador, abrindo espaço para experiências com gêneros não usuais para essa formação como rock, black, pop, funk e até dance music. O grupo trabalha uma dualidade como o antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido, a partir de arranjos diferenciados.
Dia 12. Terça, 15h30. Tablado do Galpão. Grátis. Livre.

Oficinas Infantis: Para Criar, Brincar e Dançar
As crianças e seus familiares terão oportunidade de criar objetos e adereços para brincar e participar da programação especial do feriado: chapéus, perucas, pulseiras e óculos.
Dias 10, 11 e 12. Domingo à terça, 13h às 15h. Jardim Galpão. Grátis. Livre.

Deixe um comentário