Notícias

Obra de construção residencial em Campinas é o primeiro do Brasil a aderir ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil

Compartilhar

Assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, esteve presente na posse da comissão de trabalhadores, na obra da MRV, Parque das Àguas

O assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo, esteve na cerimônia de posse dos primeiros representantes sindicais responsáveis pela fiscalização do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção Civil, na obra Parque das Águas, da MRV Engenharia, no Parque Jambeiro, em Campinas. A cerimônia, realizada no dia 20 de fevereiro, contou com a presença de diversos representantes do Governo Federal, Sindicato da Construção Civil e diretoria da MRV Engenharia. Esse empreendimento da MRV, é um dos primeiros na construção residencial leve no Brasil a aderir ao Compromisso Nacional.

Novo Paradigma – O assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo, disse que o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil, traz uma novidade no cenário nacional e estabelece um novo paradigma para a relação capital-trabalho. Para o vice-presidente da MRV Engenharia, Eduardo Fischer, o Compromisso assinado pela empresa no empreendimento Parque das Águas, em Campinas, é o primeiro passo para que outras obras da empresa em todo o País também sigam esse caminho. Para Fischer, o relacionamento empregado-empresa vai ficar mais transparente, agilizando e facilitando todas as soluções para as questões que surjam nessa relação.

Para o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Campinas e Região, Francisco Aparecido da Silva, o Compromisso é um passo importante para a organização e melhoria do ambiente de trabalho. Ele explicou que o movimento sindical sempre defendeu a criação no local de trabalho, a OLT, que é a Organização no Local de Trabalho, justamente o que propõe o Compromisso Nacional.

Parque das Águas – O empreendimento Parque das Águas, em Campinas, é a maior obra da MRV em operação no País. Nessa obra atuam 700 pessoas. São 8 conjuntos habitacinais, com um total de 1.910 unidades. A obra teve seu início em fevereiro de 2010 e a previsão de término é em julho de 2013.

Na solenidade tomarem posse como representantes sindicais dos trabalhadores – Henrique Reginaldo Bonato, Jucelino Souza de Novais Junior e Valdenir Olimpio Nascimento.

O Compromisso Nacional é uma iniciativa do Governo Federal e das entidades representativas dos empresários e trabalhadores do setor, que desenvolveram ao longo de 2011 um documento em que várias ações serão implementadas para a melhoria das condições do trabalho na indústria da construção e além de assegurar aos trabalhadores os seus direitos fundamentais, como saúde, segurança, qualificação e proteção social, vai promover avanços e inovações nas relações trabalhistas e nas condições em que o trabalho é realizado. O texto completo do Compromisso Nacional bem como os canteiros de obras que aderiram a ele estão disponíveis no site da Secretaria Geral da Presidência da República no endereço: http://www.secretariageral.gov.br/

Deixe um comentário