Notícias

‘Argo’ leva Oscar de melhor filme

Compartilhar

Daniel Day-Lewis e Jennifer Lawrence venceram como ator e atriz

O Oscar 2013, a grande festa do cinema mundial, escolheu os melhores em cada categoria. O momento mais importante da noite não foi anunciado do palco, mas da Casa Branca, ao vivo. A primeira-dama americana, Michelle Obama, abriu o envelope que deu ao drama político “Argo”, a estatueta de melhor filme.

Ben Affleck – que foi esnobado na lista de melhor diretor – parecia não acreditar. Ele encerrou a festa dizendo: “estive neste palco há 15 anos, mas não tinha ideia do que estava fazendo. Eu saí e achei que nunca mais voltaria, mas voltei por causa de pessoas maravilhosas que me ajudaram”.

Maior concorrente da noite, com 12 indicações, “Lincoln”, de Steven Spielberg, levou apenas dois prêmios. Um deles foi o de melhor ator, com Daniel Day-Lewis, que levou o terceiro Oscar da carreira, um recorde na categoria.

“As aventuras de Pi” ganhou quatro estatuetas, incluindo melhores trilha sonora, efeitos visuais e diretor, o taiwanês Ang Lee. Este é o segundo Oscar dele.

Na categoria de melhor atriz estavam a mais jovem atriz já indicada ao Oscar e a mais velha. Quvenzhané Wallis, de nove anos, disputou pela atuação em “Indomável sonhadora”. Já a francesa Emmanuelle Riva, de 86 anos, atuou no filme “Amor”.

Contudo, quem venceu não foi a iniciante, nem a experiente. A noite foi da jovem Jennifer Lawrence, de “O lado bom da vida”. Ela ficou tão emocionada que tropeçou e caiu na escada. Jennifer disse: “eu sei que vocês estão de pé porque eu caí. Isso é constrangedor, mas obrigada”.

a atriz Jennifer Lawrence faz sinal para aqueles que riram do seu tombo

Dentro do teatro, um espetáculo com muitos números musicais que teve desde Barbra Streisand a Adele, que levou o Oscar de melhor canção original do novo filme do agente 007 – “Operação Skyfall”.

Um prêmio, em especial, deu muito trabalho aos quase seis mil integrantes da Academia com poder de voto. Pela primeira vez na história, os cinco indicados em uma categoria de interpretação são todos ganhadores de Oscars. Os candidatos a melhor ator coadjuvante são veteranos, com uma carreira irretocável: Alan Arkin (“Argo”), Christoph Waltz (“Django livre”), Philip Seymour-Hoffman (“O mestre”), Robert De Niro (“O lado bom da vida”) e Tommy Lee Jones (“Lincoln”). O ganhador foi o austríaco Christoph Waltz. Ele dedicou o prêmio aos colegas.

Entre as atrizes coadjuvantes, nenhuma surpresa: Anne Hathaway levou pela atuação no musical “Os miseráveis”.

Deixe um comentário