Cultura

Deu a Louca na Dona Baratinha faz releitura moderna de clássico infantil

Compartilhar

Espetáculo apresenta linguagem pop, baseada em HQ, e músicas inéditas

O espetáculo Deu a Louca na Dona Baratinha, da Cia. La Mariquita Teatral, estreia no dia 2 de março, no Teatro Amil; apresentações sábados e domingos, às 16h, até 31 de março. Trata-se de uma releitura do clássico infantil O Casamento da Dona Baratinha.

Diferente do original em que a personagem procura um pretendente para casar, agora ela quer ser artista e viver em turnê. Baratinha (Caru Ramos) recusa os pretendentes, desconsidera a opinião de sua amiga Pataquada (Alexandra Bragheroli) e não pega o dinheiro da caixinha para se casar, mas para viajar pelo Brasil. “Usamos músicas inéditas e inovamos na dramaturgia, com cuidado para manter o carisma e a inocência da personagem”, fala a atriz e fundadora da Cia. La Mariquita, Caru Ramos.

Toda a linguagem do espetáculo, inclusive a coreografia, é pop, baseada em HQ e em desenho animado. O figurino é em patchwork, estética adotada pelo grupo em outros trabalhos.

Um dos diferenciais da encenação é a brincadeira de transformar objetos, onde uma simples janela vira iPad, escadas são convertidas em um trilho de trem, depois são acrescidos guarda-chuvas sobre elas, transformando-as em uma tenda circense.

Sobre a adaptação

“O Casamento da Dona Baratinha será sempre um clássico. A proposta desta adaptação é modernizá-la. As crianças pertencem a um mundo tecnologicamente ágil e precisam que as narrativas acompanhem essa evolução”, afirma a diretora Fezu Duarte.

Através da peça, o público infantil receberá a mensagem sobre a importância de lutar por seus sonhos. As mudanças na dramaturgia se deram para conceder à personagem uma trajetória mais condizente com o aqui e agora. Ela faz novos amigos, se torna integrante da trupe do Circo Strogonoff e realiza seu desejo de viajar em turnê.

“Os pais querem que seus filhos conheçam um pouco do que foi a sua infância, por isso escolhemos este clássico. Há momentos na peça pensados para agradar o público adulto e outros para as crianças. O teatro infantil deve ser uma troca onde todos se divertem”, afirma Caru Ramos.

Sobre a companhia
A Cia La Mariquita surgiu em 2007 como um núcleo de contar histórias infantis. A partir de um aprofundamento cotidiano nesse universo, a linguagem narrativa do grupo ganhou consistência; montagens teatrais foi o resultado natural dessa trajetória.
No grupo, há flautista, cantora, compositores e artistas que estiveram fora do Brasil para trazer experiências em outras culturas e danças. Alguns dos integrantes desenvolvem trabalhos pedagógicos e todos têm vasta experiência com crianças.

Ficha técnica
Concepção: Caru Ramos
Direção: Fezu Duarte
Assistente de direção: Ana Matiê
Texto: Flávia Maria
Elenco: Alexandra Bragheroli, Caru Ramos, Diego Rodda e Rafael Procópio
Direção musical e trilha: Flávia Maria e Fezu Duarte
Coreografia: Juliana Sanches
Iluminação: Fezu Duarte
Cenografia: Caru Ramos
Figurino: Caru Ramos e Cristina Lelot
Operação de luz: Carolina Gonzalez
Operação de som: Fernanda Lelot

SERVIÇO
Local: Teatro Amil
Estreia: 2 de março
Temporada: até 31 de março
Apresentações: sábado e domingo, 16h
Sessão extra: 29/3, 16h (feriado, Sexta-feira da Paixão)
Ingresso: R$15,00 (setor 2) e R$ 25,00 (setor 1)
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre (2 anos)

Deixe um comentário