Cultura

Café Filosófico abre a temporada 2013 da CPFL Cultura: pecados e virtudes estão no centro das reflexões

Compartilhar

Programação, com início nesta sexta-feira (8), contempla, ainda, retrospectiva de documentários com curadoria de Amir Labaki

Que tempo é esse que vivemos? Entusiasmados com as novas possibilidades, mas angustiados e ameaçados pela falta de tempo, o novo parece nos atropelar e se converter em sujeito dos processos que constituem a vida, tirando de nós o comando das ações. Este tempo acelerado, que rege as mudanças na sociedade e nos indivíduos, é o pano de fundo para as diversas discussões a serem realizadas do Café Filosófico CPFL em 2013.

No primeiro módulo, com início no dia 8 próximo, os conceitos do que se conhece hoje como os sete pecados capitais e as sete virtudes serão objeto de reflexão nos meses de março e abril.

Com curadoria de Leandro Karnal, historiador e professor da Unicamp, as reflexões em torno do mesmo tema irão discutir as ações humanas sob o prisma de especialistas em diversas áreas. Além de Karnal, que abre a série no dia 8 de março, teremos, em março, o filósofo Oswaldo Giacoia e o historiador José Alves de Freitas Neto.

Versão online
O Café Filosófico CPFL é um programa produzido pela CPFL Cultura desde 2003, que mantém sua versão online no site www.cpflcultura.com.br, permitindo que qualquer pessoa conectada assista às palestras e participe dos debates pelo chat, inclusive com a possibilidade de enviar pergunta ao palestrante.

Na série são revisitados conceitos que levaram às mudanças de pensamento e atitude dos indivíduos na sociedade contemporânea, como as relações afetivas, a arte, o corpo, a evolução da família, a (des)construção dos gêneros e dos papéis masculino e feminino, o mercado de trabalho, o envelhecimento e a longevidade.As gravações do Café Filosófico CPFL, em Campinas, são sempre às sextas-feiras, às 19h, com transmissão ao vivo pelo site www.cpflcultura.com.br.

Retrospectiva
Março reserva, ainda, a retrospectiva de documentários brasileiros, Doc BR – 2011/2012, com curadoria de Amir Labaki, fundador e diretor do Festival É Tudo Verdade. A mostra reúne 12 trabalhos que estiveram no topo da lista da crítica e do público nos últimos dois anos.

Os docs comprovam a importância do gênero, que vem se firmando como uma das principais formas de manter viva a memória do país, ao levar para as telas a vida e a obra de personagens e episódios que marcaram época. Entre os títulos, Raul Seixas – O Inicio, o fim e o meio (Walter Carvalho), As Canções (Eduardo Coutinho), Tropicália (Marcelo Machado), Bruta aventura em versos (Letícia Simões).

O ciclo será aberto com um bate-papo entre Amir Labaki e a produtora e roteirista Daniela Capelato no dia 13 (quarta), às 19h.

O último dia da retrospectiva está reservado para o doc mais votado entre os internautas, que poderão fazer suas escolhas pelo site www.cpflcultura.com.br

Toda a programação tem entrada franca. Acompanhe:

Café Filosófico CPFL

08/03 | sexta | 19h
O mal primordial: o orgulho nosso de cada dia.
Com Leandro Karnal, historiador, doutor em História Social pela USP, professor da Unicamp e autor de diversos livros.

15/03| sexta | 19h
A preguiça e a melancolia. Com Oswaldo Giacoia, filósofo, professor da Unicamp.

22/03 | sexta | 19h
Quando o muito é pouco: a avareza no mundo contemporâneo. Com José Alves de Freitas Neto, historiador, doutor pela USP, professor de História da América da Unicamp.
Retrospectiva de documentos brasileiros

Programação
13/03 (quarta)
19h – Mesa Redonda / Amir Labaki e Daniela Capelato
21h – Raul Seixas – O Inicio, o fim e o meio (Walter Carvalho)
14/03 (quinta)
19h – As Canções (Eduardo Coutinho)
21h – Daquele Instante em Diante (Rogério Velloso)
16/03 (sábado)
19h – Marighella (Isa Grinspum Ferraz)
21h – A Música segundo Tom Jobim (Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim)
17/03 (domingo)
19h – Paralelo 10 (Silvio Da-Rin)
21h – Raul Seixas – O Inicio, o fim e o meio (Walter Carvalho)
18/03 (segunda)
19h – A Música segundo Tom Jobim (Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim)
21h – Marighella (Isa Grinspum Ferraz)
19/03 (terça)
19h – Diário de uma Busca (Flávia Castro)
21h – As Canções (Eduardo Coutinho)
20/03 (quarta)
19h – Paralelo 10 (Silvio Da-Rin)
21h – Mr. Sganzerla (Joel Pizzini)
21/03 (quinta)
19h – Uma Longa Viagem (Lucia Murat)
21h – Diário de uma Busca (Flávia Castro)
23/03 (sábado)
19h – Rock Brasília (Vladmir Carvalho)
21h – Uma Longa Viagem (Lucia Murat)
24/03 (domingo)
19h – Tropicália (Marcelo Machado)
21h – Mr. Sganzerla (Joel Pizzini)
25/03 (segunda)
19h – Rock Brasília (Vladimir Carvalho)
21h – Bruta Aventura em Versos (Letícia Simões)
26/03 (terça)
19h – Bruta Aventura em Versos (Letícia Simões)
21h – Daquele Instante em Diante (Flávia Castro)
27/03 (quarta)
19h – Tropicália (Marcelo Machado)
21h – seleção internautas

CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP).Informações: (19) 3756-8000 ou www.cpflcultura.com.br

Deixe um comentário