Artigos

Alimentação saudável: uma arma para o tratamento da ansiedade

Compartilhar

A ansiedade é um dos maiores inimigos de uma vida saudável e uma das principais enfermidades da vida moderna. Entretanto, para enfrentá-la há diversos mecanismos. Manter uma alimentação saudável é um deles, isto porque a comida pode ser considerada uma válvula de escape para quem sofre com este problema, seja comendo demais em determinados períodos do dia ou em ocasiões que cause ansiedade, trazendo ganho de peso, alteração nas condições cardíacas, aumentando o colesterol, diabetes etc., seja quando leva a períodos longos de jejum, criando oscilações nas taxas de glicose, tontura, mal-estar e fraqueza. Cada caso é um caso e ninguém melhor do que a pessoa que enfrenta o problema para identificar estes momentos mais críticos.

No caso do aumento da ingestão de alimentos, além da quantidade, há também o descontrole em relação aos tipos de alimentos ingeridos, levando a uma dieta que combina desproporcionalmente carboidratos, doces, comidas salgadas ou gordurosas. Geralmente, os alimentos com altos níveis de carboidratos são os preferidos para dar conta da ansiedade em função do prazer que sua ingestão gera.

Controlar a ansiedade não é tarefa fácil, principalmente quando ela é descontada na alimentação, é como se fosse uma droga difícil de resistir.
Criar hábitos alimentares saudáveis também não é fácil, afinal, se trata de uma mudança no estilo de vida, mas é fundamental para controlar este problema que a cada dia atinge mais e mais pessoas no mundo.

Assim, seguem algumas dicas importantes para estabelecer uma forma saudável de controle da ansiedade através de uma alimentação saudável:

-Mantenha uma dieta saudável para o coração;
-Varie seu cardápio: Inclua em sua dieta alimentos dos cinco grupos: grãos, laticínios, frutas, carnes e vegetais;
-Equilibre a variedade de alimentos presentes em sua dieta: Nossos corpos precisam de uma certa quantidade de cada um dos nutrientes para funcionar de forma eficiente;
-Invista na moderação da ingestão de alimentos: Preste atenção na quantidade de comida ingerida em cada refeição. Procure estabelecer um limite baseado em suas necessidades e seu consumo de energia e siga-o à risca;
-Organize o ritmo das suas refeições: Distribua o tempo e quantidade nas refeições, de modo a evitar a concentração da ingestão de alimentos em determinados momentos, enquanto em outros fica praticamente sem comer. O ideal é fazer as três refeições tradicionais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis entre elas, porém, com uma quantidade pequena de calorias, gorduras e açucares. Uma boa maneira é controlar o horário das refeições comendo de 3 em 3 horas, use um despertador, é bastante útil;
-Mantenha uma dieta consistente e balanceada: procure, por exemplo, comer sempre a mesma quantidade de carboidratos em cada refeição;
-Mastigue devagar: Pessoas ansiosas tendem a comer rápido demais, o que não dá tempo do cérebro processar que o estômago está cheio e acaba causando a sensação de estufamento. -Mastigue devagar, aprecie a comida, deguste o seu sabor, isto ajudará a relaxar.

Para uma dieta de sucesso, bons hábitos alimentares são fundamentais. Envolve não apenas aquilo que ingerimos, mas a forma como fazemos, bem como nosso “estado de espírito” durante a refeição. O momento da refeição deve ser encarado como algo complexo, até mesmo sagrado, que envolve elementos para além das necessidades fisiológicas de nutrientes, mas o sentido da alimentação e os comportamentos que desenvolvemos em torno deste hábito. A mudança é um processo, e nem sempre é tão fácil e simples alcançar resultados satisfatórios e principalmente, duradouros.

A terapia cognitivo-comportamental se mostra muito útil no tratamento da ansiedade, auxiliando o indivíduo a repensar seus comportamentos, o modo como pensa a respeito de si mesmo e sobre a sua vida. Através de técnicas e exercícios específicos, a TCC possibilita mudanças duradouras que faz a diferença na eficácia de colocar em prática uma dieta saudável e o hábito de realizar exercícios físicos. No SPA Sorocaba, a abordagem utilizada é multidisciplinar, o que permite auxiliar o paciente de uma forma global, atendendo todas as suas necessidades e para isso contamos com psicólogas especializadas no tratamento da ansiedade, compulsão alimentar, stress, tabagismo e insônia. Além disso, uma temporada no Spa, já possibilita uma reeducação alimentar, que mescla tratamentos, lazer, relaxamento em um único ambiente.

Fonte: Departamento de Nutrição – Spa Sorocaba

Deixe um comentário