Cultura

Senac Campinas recebe exposição Um Cartaz para São Paulo

Compartilhar

Entre 17 de abril a 13 de maio, público poderá conferir o olhar de artistas plásticos e designers gráficos sobre o futuro da metrópole

 

É possível descrever a grandeza paulistana de muitas maneiras. Podemos destacar, por exemplo, que São Paulo concentra em seu território o maior pólo cultural brasileiro. Diante de tantas atividades que acontecem 24 horas por dia, artistas plásticos e designers gráficos criaram cartazes para a 6ª edição da exposição Um Cartaz para São Paulo, realizada pelo Senac São Paulo e que aborda o tema São Paulo: Dia e Noite. A mostra, que faz parte da programação de aniversário da capital, poderá ser visitada a partir do dia 17 de abril, no Senac Campinas.

 

Na abertura da exposição será realizada uma palestra gratuita com o tema A Cidade e seus Cartazes, com o arquiteto Paulo Moretto. A palestra apresenta duas perspectivas sobre as relações entre as cidades e os cartazes: a primeira analisa a presença dos cartazes nos espaços urbanos, mostrando diversas situações nas quais eles ajudam a configurar a paisagem urbana; e a segunda explora os cartazes que têm por tema as cidades, desde aqueles usados em promoções turísticas até outros feitos em tempos de guerra.

 

 

Com curadoria do designer e educador do Senac São Paulo, Alécio Rossi, e do designer gráfico Paulo Moretto, as obras são assinadas por jovens artistas e nomes consagrados como Fabio Galeazzo, Felipe Kaiser, Guto Requena, Luiz Silva, Marcelo Pliger, Massimo Gentile, Maurício Rossiello, Rafik Farah, Ricardo, Vieira Andrade e Walter Fonseca. “Para este ano trouxemos o tema São Paulo Dia e Noite na tentativa de mostramos a cidade em constante atividade. Os serviços 24 horas, as baladas noite adentro em contraponto aos que madrugam para trabalhar, as mudanças na paisagem urbana com o passar das horas, a cidade que se revela/esconde em diferentes momentos e para diferentes indivíduos”, afirma Paulo Moretto.

 

Segundo Alecio Rossi, a exposição Um Cartaz para São Paulo é uma oportunidade de explorar a linguagem dos cartazes que, por meio de sínteses visuais, refletem a cidade e ao mesmo tempo prestam uma homenagem à sua diversidade. A partir do desafio, Guto Requena criou o cartaz Contraste. “A ideia com a elaboração deste cartaz é apresentar um olhar abstrato sobre a janela do metrô, metáfora da cidade de São Paulo que carrega no dia e na noite tantas diversidades”, afirma Requena.

 

 

 

 

Serviço:

Exposição itinerante: Um cartaz para São Paulo

Data: de 17 de abril a 13 de maio

Horário: das 8 às 22 horas, de 2ª a 6ª e das 8 às 17 horas, aos sábados

Gratuito

Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro – Campinas

 

Deixe um comentário