Cultura

Trio Brasileiro faz apresentação única na CPFL Cultura, neste sábado, com entrada franca

Compartilhar

Formado por três músicos de ponta da cena musical internacional – Gilberto Tinetti (piano), Erich Lehninger (violino) e Watson Clis (violoncelo) –, o Trio Brasileiro faz apresentação única no programa de Música Erudita Contemporânea neste sábado (20), às 20h, em Campinas, na CPFL Cultura. A entrada é franca.

 

No recital, o Trio Brasileiro irá percorrer um repertório em torno da dança, como a habanera espanhola evocada por Ravel, capaz de também brincar com o swing da mais inventiva das músicas populares americanas, o jazz, em sua segunda sonata para violino e piano.

 

A Elegia de Fauré e o Trio de Debussy dão um toque de elegância e refinamento tipicamente franceses neste repertório dos anos finais do século 19 e das feéricas primeiras décadas do século 20.

 

 

O Trio Brasileiro nasceu em 1975, durante o Festival Internacional de Música de Curitiba, com a execução do Trio de Ravel. Após o sucesso daquela apresentação inicial, seus componentes decidiram dar seqüência a seu trabalho, iniciando então uma carreira musical de 32 anos ininterruptos. Seus concertos foram muito bem recebidos nos principais centros culturais do Brasil e pouco a pouco o conjunto passou a ser considerado um dos melhores grupos camerísticos do país.

 

Numerosas gravações em LP e CD com obras de Beethoven, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Ravel e diversos compositores brasileiros, como Marlos Nobre, Francisco Braga, Osvaldo Lacerda, Radamés Gnattali, Almeida Prado, Ronaldo Miranda, levaram o Trio Brasileiro a uma posição de destaque no cenário musical do país.

Em duas oportunidades, o Trio recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria “melhor conjunto de câmara”.

 

 

Programa

Gabriel Fauré (1845-1924) : Elegie op. 24 para violoncelo e piano

Maurice Ravel (1876-1937 ) – Pièce en forme de habanera

Maurice Ravel (1876-1937): Sonata no. 2 para violino e piano em sol maior

– Allegretto

– Blues Moderato

– Allegro perpetuo mobile

Claude Debussy (1862-1918): Trio para piano, violino e violoncelo nº 1 em sol maior

– Andantino con moto alegro

– Scherzo – Intermezzo: Moderato con Allegro

– Andante espressivo

– Finale: Appassionato

 

 

Serviço

Música Erudita Contemporânea

Trio Brasileiro

Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas. SP)

Data: sábado (20 de abril)

Horário: 20h

Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h

Informações: (19) 3756-8000

Deixe um comentário