Cultura

Espetáculo A Noiva do Condutor estreia no Teatro Sesi Amoreiras em Campinas

Compartilhar

Com direção de Neyde Veneziano, a opereta quase desconhecida de Noel Rosa ganha uma montagem moderna e inusitada, mesclando técnicas de teatro de animação, teatro musical e comédia de costumes. A programação começou na quinta, dia 11 de julho, e incluiu uma palestra e sessões de autógrafos do novo livro da diretora da peça.

O espetáculo teatral inédito A Noiva do Condutor, dirigido por Neyde Veneziano, estreiou para convidados na quinta, dia 11 de julho, no Teatro do SESI Amoreiras – Campinas. A montagem, que mescla técnicas de teatro de animação, fica em cartaz na unidade em curtíssima temporada, nos dias 12 e 13 de julho, sexta e sábado, às 20h; e no dia 14 de julho, domingo, às 19h, com entrada gratuita.

A peça também contará com apresentações nos teatros do SESI-SP localizados em Sorocaba (8 e 9/8), Itapetininga (10 e 11/8), Piracicaba (15 e 16/8), Rio Claro (17 e 18/8), Vila das Mercês (25 e 16/8), Mauá (29 e 30 de agosto) e São Bernardo do Campo (3 e 4/9).

Com o projeto, a opereta A Noiva do Condutor, escrita por Noel Rosa e interpretada em 1985 por Marília Pêra e Grande Otelo, ganhou uma encenação moderna e inusitada, mesclando técnicas de teatro de animação, teatro musical e comédia de costumes.

Nesta versão, o público poderá conferir uma opereta gastronômica para atores, legumes e outros utensílios de cozinha, inspirada na obra do sambista. “Ávida por experimentar novas linguagens, abusei da liberdade da encenação ao propor essa mistura exótica de Noel Rosa com legumes”, conta Neyde, que optou pelo divertido mote da cozinha para envolver os espectadores. Segundo a diretora, o objetivo era apresentar essa obra quase desconhecida. “É um diamante raro do pouco explorado Teatro Musical Brasileiro”, completa.

Na história, um casal de chefs de cozinha deve preparar um jantar para uma delegação estrangeira que tem de escolher um símbolo nacional para divulgar o Brasil na Europa, como parte dos preparativos para a Copa do Mundo 2014. Enquanto prepara pratos típicos brasileiros, o casal ouve músicas de Noel Rosa e revisita a opereta do compositor.

Para a realização da peça, a diretora Neyde Veneziano contou com a colaboração de Luiz André Cherubini, diretor do Grupo Sobrevento, um dos mais importantes grupos de teatro de animação do Brasil. Os atores Tony Germano e Adriana Fonseca (atores-cantores da cena musical paulista) são acompanhados, ao vivo, pelo ator e pianista Rafael Marão. Os figurinos são de Alberto Camarero e o cenário de J.C. Serroni.

A semana de estreia do espetáculo inclui uma série de outros eventos, que também serão realizados no SESI Amoreiras – Campinas. Na quinta, dia 11 de julho, Neyde Veneziano lançou o livro Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções, da SESI-SP Editora, às 21h30, no salão do teatro.

Já no sábado, dia 13 de julho, às 16h, Neyde ministrará a palestra Teatro Musical no Brasil, que abordará a produção teatral musical no país desde Arthur Azevedo até a fase atual. Após a palestra, a diretora promoverá mais uma sessão de autógrafos de seu novo livro.

Sobre a Opereta A Noiva do Condutor
Em abril de 1935, Noel regressava ao RJ, depois de ficar internado quase três meses em Belo Horizonte, por causa da tuberculose. O amigo Almirante arranjou-lhe um emprego na Rádio Club do Brasil. O amigo propôs-lhe, entre outras coisas, que escrevesse libretos para um programa de “operetas radiofônicas”. O programa teria um título excêntrico: Como se as Grandes Óperas do Mundo Houvessem Nascido Aqui no Rio. Noel aceitou. Uma das melhores experiências no campo da “opereta radiofônica” foi A Noiva do Condutor.
Por motivos desconhecidos, esta opereta não foi ao ar, permanecendo inédita até 1985, quando ganhou gravação do selo Eldorado, em disco LP, com Marília Pêra e Grande Otelo.

Neyde Veneziano homenageada com flores (Foto: Álvaro Jr.)

Sobre Neyde Veneziano
A diretora Neyde Veneziano já dirigiu 34 espetáculos, quase todos musicais, na linha do teatro popular. Em 2012, dirigiu a peça Mistero Buffo, que recebeu indicações para a 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro nas categorias Direção (Neyde Veneziano) e Ator (Domingos Montagner). O espetáculo foi visto por mais de 18 mil pessoas em sua temporada nos Teatros do SESI-SP.

Além de diretora teatral, Neyde Veneziano tem ampla participação na área acadêmica. É professora doutora do Instituto de Artes da Unicamp e autora dos livros; Não Adianta Chorar: Identidade do Teatro de Revista Brasileiro… Oba! (Editora Unicamp); A Cena de Dario Fo: O Exercício da Iimaginação (Editora Cónex) e De Pernas para o Ar: Teatro de Revista em São Paulo (Imprensa Oficial do Estado, Coleção Aplauso, 2006). Seu mais novo livro é Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções, que será lançado na estreia do espetáculo A Noiva do Condutor.

Ficha Técnica
Direção Geral e Cênica: Neyde Veneziano
Direção de Produção: Rosangela Longhi
Elenco: Tony Germano, Adriana Fonseca e Rafael Marão
Produção Executiva: Flandia Mattar
Direção Musical: Ney Carrasco
Assistência de Direção Musical: Rodrigo Morte
Designer de Luz: Wagner Freire
Cenografia: J.C. Serroni
Figurinos e Visagismo: Alberto Camarero
Workshop de Animação: Grupo Sobrevento – Sandra Vargas e Luíz André Cherubini
Workshop de Chef de Cozinha: Ricardo Bonomi
Fotógrafo: Carlos Gueller
Preparação Vocal: Carol Bezerra
Assistência de Direção: Fabíola Moraes
Coordenação de Palco e Assistência de Produção: Ioneis de Lima

SERVIÇO

Espetáculo A Noiva do Condutor
Local: Teatro do SESI Amoreiras – Campinas – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Datas e horários: 11 de julho, quinta, às 20h (somente para convidados); e
12 de julho, sexta, às 20h; 13 de julho, sábado, às 20h; e 14 de julho, domingo, às 19h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Tema: adaptação da opereta A Noiva do Condutor
Modalidade: juvenil
Gênero: teatro de formas animadas
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo

Lançamento do livro O Teatro de Revista no Brasil
Local: SESI Amoreiras – Campinas – Av das Amoreiras, 450, Parque Itália.
Datas e horários: 11 de julho, quinta, às 21h30; e 13 de julho, sábado, às 17h30
Informações: (19) 3772-4100

Palestra Teatro Musical no Brasil
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Datas e horários: 13 de julho, sábado, às 16h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo

Deixe um comentário