Notícias

Estrela do canil da Guarda Municipal vai se aposentar

Compartilhar

O cão Samuca encerra sua carreira após 10 anos de trabalho

 

Quando o golden retriever Samuca foi doado à Guarda Municipal de Campinas, em 2003, ainda era um filhote de apenas 45 dias. Na época, o canil da corporação ainda estava sendo implementado e um dos GMs, Biazzi, acolheu o cão em sua residência até que seu lar definitivo estivesse pronto.

 

O guarda, que se tornou adestrador e responsável pelo canil, é o principal condutor do animal até hoje. E é com ele que Samuca realiza seu trabalho: faz patrulhamento; operações de busca, resgate e salvamento; fareja drogas e faz demonstrações de cunho social e educativo em escolas municipais e instituições sem fins lucrativos.

 

E depois de tantos anos de dedicação, Samuca encerrou sua carreira na manhã desta segunda-feira, dia 15, durante a cerimônia de 16º aniversário da corporação. Uma lei municipal estabelece que os cães da GM se aposentem ao completar 10 anos e Samuca atingirá a idade no próximo dia 23 de julho. “Samuca sempre foi muito habilidoso e prestou um grande serviço à cidade em todos esses anos de trabalho”, afirma a inspetora da GM Ana Paula.

 

Porém, mesmo aposentado, Samuca continuará morando na base comunitária da GM, onde está localizado o canil, em Barão Geraldo. A decisão foi tomada para que o animal não sofra com a separação de seu condutor. Além disso, ele continuará realizando apresentações para crianças e adolescentes, o que para ele, não é trabalho, mas diversão.

 

“O Samuca adora estar em contato com as pessoas. Ele continuará fazendo as apresentações porque para ele isso é terapia, pura diversão”, diz Biazzi.

Deixe um comentário