Cultura

Sinfônica de Campinas retorna turnê nesta quinta-feira

Compartilhar

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) dará continuidade na turnê “Sinfônica de Campinas Visita RMC”. Às 20h desta quinta-feira, dia 18 de julho, a OSMC realizará o concerto em Engenheiro Coelho, na Igreja Matriz de São Pedro, localizada na Rua 7 de setembro, Centro. As próximas cidades contempladas com as apresentações desta segunda fase da turnê serão Sumaré, Itatiba e Santa Bárbara D’Oeste. Todas os concertos são gratuitos.

 

A primeira fase da turnê, visitada com grande sucesso pelo público local foram nas cidades de Paulínia, Valinhos, Pedreira, Monte Mor, Cosmópolis, Arthur Nogueira, Hortolândia e Indaiatuba.

 

As obras apresentadas foram especialmente escolhidas pelo maestro titular e diretor artístico da OSMC, Victor Hugo Toro, que também rege os concertos para a RMC. Serão executadas obras de grandes compositores mundiais, com aberturas e árias de óperas conhecidas e aclamadas pelo grande público.

 

O programa abre com A Cavalaria Ligeira, de Franz von Suppé, que a compôs em homenagem aos feitos da cavalaria austríaca. A obra é famosa por sua abertura e também já foi usada em muitos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Estúdios Disney.

 

Segue-se com três obras do compositor campineiro, Antônio Carlos Gomes: as aberturas das óperas Noite do Castelo e Joanna de Flandres e a singela sonata Burrico de Pau. Logo após vem Wiener Blut, de Johann Strauss, que é uma opereta cômica, baseado em um concerto de valsa com o mesmo nome.

 

O concerto encerra-se com as belas suítes 1 e 2 da ópera Carmen, de Georges Bizet, com seus movimentos mais famosos. Carmen é uma ópera em quatro atos e descreve as peripécias amorosas da jovem e bela cigana Carmen, que encanta a todos com sua dança.

 

Serviço

 

Engenheiro Coelho

Data e horário: 18 de julho, às 20h

Local: Igreja Matriz de São Pedro

Endereço: Rua 7 de Setembro, centro

 

Sumaré

Data e horário: 26 de julho, às 19h

Local: Igreja Matriz de Santo Antônio

Endereço: Praça da República, centro

 

Itatiba

Data e horário: 2 de agosto, às 20h

Local: Teatro Ralino Zambotto (anexo à nova Câmara Municipal)

Endereço: Rua Romeo Augusto Rela, nº 1.100, Jd. do Engenho

 

Santa Bárbara d’Oeste

Data e horário: 3 de agosto, às 20h

Local: Teatro Municipal Manoel Lyra

Endereço: Rua João XXIII, nº 61, centro

Deixe um comentário