Artigos

Quer um corpo novo? Pratique Pilates

Compartilhar

Por Camilla Pontes Ferreira

Ultimamente, muito temos visto, lido e ouvido sobre Pilates, mas afinal, o que é esse Pilates?

Joseph Hubertus Pilates foi um alemão, nascido no ano de 1883, que desenvolveu uma técnica, a Contrologia, que popularmente conhecemos como Pilates. É um método de condicionamento físico indicado para todas as pessoas (desde que não tenham restrições médicas), que se bem executado, não têm contra indicações.

Pilates, ao desenvolver o seu método tinha como objetivo o equilíbrio entre o corpo e a mente, e para isso, ele desenvolveu seus próprios aparelhos e acessórios. Existe o Pilates de solo (Mat Pilates) que como o nome diz, é praticado no chão, com colchonetes e o Pilates com aparelhos (mesas). A primeira vista, esses aparelhos parecem verdadeiras camas de torturas, mas só quem pratica sabe as maravilhas que elas fazem. Os aparelhos criados no começo do século passado são praticamente os mesmos até hoje, sem grandes modificações e trabalham com molas de diferentes resistências e tamanhos.

Uma das diferenças entre o Pilates e a musculação, são justamente os aparelhos. Em apenas um aparelho de Pilates, a pessoa pode trabalhar quase todos os músculos do corpo de forma variada, incluindo aí, além do fortalecimento, o alongamento e a flexibilidade. O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Além disso, o método Pilates é um excelente aliado contra as alterações posturais (hiperlordose, hipercifose, escoliose, hérnia de disco, osteoporose, artrose, por exemplo) corrigindo-as e aliviando dores.

Os exercícios são adequados a cada cliente e realizados individualmente ou em pequenos grupos, podendo ser leves e suaves ou bem pesados. Geralmente são poucas as repetições, realizadas de forma precisa e com muita concentração. Os resultados são rápidos e duradouros, citando o mestre: “Em 10 sessões você sentirá a diferença, em 20 você verá a diferença e em 30 você terá um novo corpo”.

Outro fator importante no método é a respiração, já que ajuda a controlar os movimentos, permite oxigenar os músculos, facilita a estabilização da coluna e a movimentação dos membros, ajuda a relaxar a musculatura e estar ciente das tensões acumuladas por todo o corpo.

Quebre seus preconceitos, conheça algo novo, pratique Pilates!

Camilla Pontes Ferreira
Crefito: 57909-F
Formada pela Unimep em 2003, fez pós graduação em Fisioterapia Desportiva, trabalha com Pilates desde 2004.

Deixe um comentário