Notícias

Outubro Rosa Brasil: mobilização na luta contra o câncer de mama

Compartilhar

Sandy, a madrinha do movimento, reforça a importância do diagnóstico também para mulheres mais jovens

O movimento Outubro Rosa, conhecido internacionalmente pela mobilização na luta contra o câncer de mama, também acontecerá no Brasil. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce.

A campanha tem capacidade para atingir, inicialmente, cerca de 200 mil mulheres (Região Metropolitana de Campinas) com mensagens sobre o câncer de mama e informações que englobam desde o diagnóstico precoce e opções de tratamento até os direitos previdenciários e tributários das pacientes. Os parceiros e familiares das mulheres afetadas pela doença também terão informações direcionadas.

O movimento, em Campinas, é uma iniciativa da PUC-Campinas com apoio da Sociedade de Medicina de Campinas, que juntas buscam chamar a atenção da população para a realidade atual do câncer de mama.

Segundo Everardo de Carvalho Cordeiro Filho, médico da Agência Nacional de Vigilância Nacional (ANVISA), professor de medicina da PUC e articulador do movimento Outubro Rosa em Campinas, esse tipo de câncer é um dos que atingem mais rapidamente estágios avançados. “Em questão de um ano o câncer pode atingir toda a região da mama da mulher e gerar metástases, por isso é a segunda causa de morte entre as mulheres do Brasil. Já o câncer de colo do útero, por exemplo, pode demorar entre 10 e 15 anos para apresentar uma evolução significante”, afirma.

Toda a mobilização é desenvolvida com base em dados que preocupam os profissionais da saúde e as militantes da causa: o câncer de mama é a segunda causa mais frequente de morte de mulheres no mundo e no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Em 2012 foram diagnosticados aproximadamente 53 mil novos casos da doença, e, em 2012, somente no país, morreram cerca de 13 mil mulheres. As mortes, segundo os médicos, são causadas pelo atraso no diagnóstico, já que a chance de cura é de 95% quando a doença é descoberta na fase inicial.

A chave para a redução desses índices é o acesso à informação, por isso, o movimento visa promover ações e eventos que chamem a atenção da população.

Sandy abraça a causa

A participação da cantora Sandy como madrinha do movimento, reforça a importância de uma prevenção ativa também para mulheres mais jovens. Apesar de a incidência de câncer de mama aumentar em mulheres acima dos 40 anos, é importante que as jovens também façam consultas regulares ao ginecologista, além de outros tipos de prevenção, como o conhecido exame de toque, que é simples e pode ser feito pela própria mulher. “Os exames de acompanhamento são importantes, independente da idade”, afirma Sandy.

A cantora fala ainda sobre a participação na campanha: “Me sinto honrada em ser madrinha de um movimento tão significativo para a conscientização sobre a doença. É importante que todas as mulheres saibam que a informação sobre os riscos pode diminuir o índice da doença e salvar muitas vidas”, conclui.

Sandy é a madrinha do Outubro Rosa 2013 (foto: Álvaro Jr.)

Ações e eventos

Os voluntários do Outubro Rosa vão atuar em diversos pontos da cidade de Campinas. Eles farão visitas domiciliares, e a escolas e instituições. Serão ministradas palestras em empresas, arrastões em Shoppings Centers e atuação em locais de grande circulação de pessoas, como o Aeroporto Internacional de Viracopos e a Rodoviária da cidade.

Confira a programação:

• Revoada de balões Praça Carlos Gomes com prefeito e primeira dama;

• Iluminação rosa nos campi da PUCCAMP, Aeroporto Internacional de Viracopos e nos prédios públicos e monumentos de Campinas;

• Feira das Profissões Iguatemi;

• Palestra para funcionários da Receita Federal em Campinas;

• Caminhada na Lagoa do Taquaral nos dias 05 e 27/10;

• Intensificação das Visitas Domiciliares por Agentes Comunitários de Saúde em toda a cidade visando identificar e encaminhar para mamografia TODAS as mulheres acima de 50 anos que não realizaram ainda o exame ;

• Intervenção Aeroporto Viracopos;

• Intervenção Terminal Campo Grande;

• Intervenção Terminal Central;

• Intervenção Terminal Barão Geraldo;

• Intervenção Terminal Ouro Verde;

• Intervenção Rodoviária de Campinas;

• Palestras abertas ao público da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas acompanhadas de exame médico das mamas de todas interessadas.

O Outubro Rosa
O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro. Tempos depois, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês de outubro.

Deixe um comentário