Notícias

Hospital da PUC Campinas realiza campanha contra diabetes

Compartilhar

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial Contra a Diabetes. Em vários pontos do Brasil, haverá uma campanha de orientação sobre a doença. Essa é uma iniciativa da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes, com objetivo de unir forças para diminuir a taxa de Diabetes Mellitus (DM) no mundo, que hoje é uma epidemia. No Brasil, a estimativa é que 8% da população adulta têm diabetes, cerca de 18 milhões de diabéticos.

No Ambulatório de Especialidades do Hospital, no dia 14 de novembro, quinta-feira, das 8h às 16h, sob responsabilidade da endocrinologista Sylka Rodovalho acontecerá palestras educativas para pacientes atendidos no serviço e pessoas que queiram comparecer ao ambulatório, abordando cuidados com os pés e orientações nutricionais.

Atendimento ambulatório PUC Campinas (foto: divulgação/puc campinas)

Para você saber mais:

O que é diabetes?
Sylka Rodovalho – É uma doença crônica caracterizada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, associada a quadro de obesidade. A diabetes é a principal causa de cegueira, de amputações não traumáticas de pernas e pés, 30% de diálise e de doença renal crônica. A perspectiva é que haja, em 2030, um aumento progressivo de 47% dos casos de DM de pessoas com diabetes na América do Sul. O aumento da diabetes em todo o mundo está associado ao aumento de peso e aumento da obesidade.

Qual é o tratamento?
Sylka – Existem vários tratamentos disponíveis. A base do tratamento é a mudança nos hábitos de vida, o ajuste na alimentação, o aumento da atividade física. As opções de tratamento vão desde medicamentos orais até a insulina.

Qual é a prevenção?
Sylka – Manter-se dentro do peso, evitar o sedentarismo e uma alimentação muito calórica, rica em gordura, massas e doces. Evitar o excesso de peso na infância, puberdade e na gestação.

Quem tem mais probabilidade de desenvolver a diabetes?
Sylka – Ambos os sexos são afetados, 80% dos diabéticos tipo 2 são obesos ou têm sobrepeso. A doença aumenta com a idade, mas atualmente o aparecimento da diabetes tem ocorrido em faixa etária mais jovem em função do ganho de peso em fase muito precoce da vida.

Deixe um comentário