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Prefeitura inaugura em Barão Geraldo a primeira unidade do Agiliza Campinas

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A Prefeitura de Campinas inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 13 de março, o Agiliza Campinas, um novo conceito no atendimento descentralizado ao público, que levará à população os serviços do Procon, Porta Aberta e Sanasa em um único endereço. O distrito de Barão Geraldo foi escolhido como o primeiro a receber a unidade, que já está funcionando para o público desde hoje.

A entrega do Agiliza Campinas marca o início das comemorações do Dia Mundial do Consumidor. O evento foi realizado pelo prefeito Jonas Donizette, pelos presidentes da Sanasa, Arly de Lara Romeo, e da IMA, Fábio Pagani. Além deles, participaram também da cerimônia os secretários municipais de Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galves de Carvalho; de Finanças, Hamilton Bernardes Junior e de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, além da diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães e o subprefeito de Barao Geraldo, Valdir Terrazan.

O Agiliza Campinas vai reunir num só espaço os serviços da administração mais solicitados pela população, que são efetuados por órgãos diferentes: Procon, Sanasa e Porta Aberta. Assim, o cidadão vai resolver vários assuntos num mesmo local, gerando economia de tempo e dinheiro.

Segundo o prefeito, este tipo de atendimento descentralizado amplia o acesso e qualifica os serviços oferecidos à população, com rapidez e qualidade. “O atendimento descentralizado é o objetivo da nossa Administração. A Prefeitura deve ir aonde está o cidadão. Estamos atendendo uma demanda de 60 mil pessoas que moram em Barão Geraldo, com equipamentos modernos e funcionários treinados, proporcionando conforto ao cidadão”, definiu Jonas.

O horário de atendimento do Agiliza Campinas é de segunda a sexta-feira, das 8h as 16h, na rua Luiz Vicentin, 177, Barão Geraldo.

Os serviços disponíveis neste novo modelo prestação de serviços da Administração são os seguintes: na Sanasa, pedido de ligação de água e esgoto, de segunda via de conta, informações de débitos e cadastro de aposentados. No Procon, orientação sobre os direitos do consumidor e de registro de reclamações e denúncias. Já o Porta Aberta receberá as pessoas que precisam fazer atualização cadastral (IPTU), emissão de demonstrativo de débitos, emissão de guias para pagamento à vista e de 2ª via de carnês e de guias do ITBI (imposto de compra de imóveis), além de negociação de dívidas e parcelamento de tributos municipais, como IPTU e ISSQN. Serão sete atendentes trabalhando nos três serviços.

O Agiliza Campinas está funcionando em um prédio que pertence à subprefeitura de Barão Geraldo e que era usado com barracão para depósito de materiais. O espaço foi reformado pela Secretaria de Serviços Públicos – utilizando a mão de obra dos reeducandos – e, posteriormente, adequado para atendimento pela Sanasa e IMA.

Outros postos

Além do Agiliza Campinas, a população tem disponível outros postos de serviços do Procon, Sanasa e Porta Aberta. O órgão de Defesa do Consumidor conta com atendimento nas unidades do Poupatempo do centro da cidade e do Campinas Shopping e no Horto Shopping Ouro Verde, além de dois Procons móveis, que circulam em todas as regiões da cidade durante a semana.

A novidade é que o Procon Móvel, que atendia, em Barão Geraldo foi deslocado para a região de Sousas e vai atender em frente ao portal turístico do distrito todas as sextas-feiras, das 9h às 16h, a partir de 21 de março. O Porta Aberta também levará uma unidade móvel para Sousas, só que às terças-feiras, também das 9h às 16h.

O Porta Aberta tem um posto fixo no Paço Municipal e duas unidades móveis que percorrem as regiões da cidade durante a semana. Já a Sanasa tem 13 agências distribuídas nas cinco regiões da cidade, sendo duas móveis e 11 fixas.

Atendimento

O Procon, em 2013, realizou um mais de 50 mil atendimentos, sendo que 403 foram na região de Barão Geraldo pela unidade móvel, funcionando uma única vez na semana. Com a abertura do posto fixo no distrito, a estimativa do órgão de Defesa do Consumidor é de aumentar para até 7 mil atendimentos ao ano só em Barão.

O Porta Aberta prevê que sejam realizados 200 atendimentos por mês, só no distrito.

A Sanasa realizou em Barão o ano passado 11.759 atendimentos no posto fixo da empresa de saneamento em Barão Geraldo e recebeu 22.564 solicitações de serviços. A expectativa é que os estes números aumentem com o posto do Agiliza Campinas.

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