Notícias

Hospital da PUC-Campinas completa 35 anos

Compartilhar

O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) ou Hospital da PUC, como é mais conhecido, completa, em 2014, 35 anos de atividades e serviços à população de Campinas e região. Mantido pela Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), hoje, o HMCP atende mais de dois milhões de pessoas/ano, sendo 168 mil de atendimento/mês da população do SUS e 55 mil de convênios privados. O Hospital possui 310 leitos ativos, dos quais 201 são destinados ao SUS. Do total de atendimento/ano, 300 mil são ambulatoriais e 223 mil de urgência e emergência entre SUS e saúde suplementar.

O HMCP integra, com o Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital Municipal Mário Gatti, o tríade de unidades hospitalares terciários e quartenários que garantem o atendimento pelo SUS a cerca de 700 mil moradores, só de Campinas. Considerando toda a região, o volume de atendimentos supera a marca de um milhão de pessoas.

São 2.290 colaboradores, 362 deles integrados ao corpo clínico, 33 especialidades, 181 médicos residentes e 81 residentes multiprofissionais em saúde.

Entre as conquistas recentes nesses 35 anos de história está aquisição do aparelho de Tomografia Computadorizada Multislice, que possibilita a realização de exames, elevando a precisão dos diagnósticos.

Outro destaque é o novo aparelho de imunoistoquímico. Somente alguns centros de referência, como o HMCP, realizam essa modalidade de exame. O exame é importante avanço na medicina para realizar diagnósticos precisos e precoces, melhorando os resultados do combate ao câncer. O exame reduz o risco de interpretação equivocada de material analisado e tem elevado grau de precisão quando feito com técnica automatizada.

REFERÊNCIA

Com 33 especialidades médicas o Hospital e Maternidade Celso Pierro é referência em vários Serviços com destaque à área Cardiológica. Atendimento ambulatorial, internações, procedimentos cirúrgicos, angioplastias, entre outros. Registro diário de 30 pessoas, entre adultos e crianças, com problemas cardiológicos no Pronto-Socorro e ambulatorial do Hospital. A Unidade Coronária é referência no atendimento de patologias cardiovasculares graves.

SALA DE AULA

O Hospital contribui para a formação de profissionais da saúde, ao servir de campo de ensino, formação profissional e treinamento ao corpo discente do Centro de Ciências da Vida (CCV) da PUC-Campinas com as 10 Faculdades (Medicina, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Biologia), em nível de Graduação e Pós-Graduação, servindo de campo para as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico. Proporciona ainda, o aperfeiçoamento e especialização de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogas, odontologistas e assistentes sociais, por meio do Programa de Residência.

COMEMORAÇÃO – 35 ANOS

Para comemorar os 35 anos do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas acontecerá na próxima quarta-feira, 17 de setembro, a partir das 8h30, na Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama), uma Missa Solene presidida pelo arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos.

Deixe um comentário