Artigos

A Luz do sol na arquitetura

Compartilhar

Estudo da orientação solar em projetos residenciais

Por Aquiles Nícolas Kílaris

O sol é uma grande fonte de vida e energia. Exatamente por isso, sua influência nos projetos arquitetônicos é fundamental. O estudo da insolação de uma casa, aliado ao cruzamento de ventilação com grandes vãos de janela e pé direito alto, garante conforto térmico e valorização financeira do imóvel.

No hemisfério Sul, a orientação Norte é uma boa opção, pois permite a maior incidência de raios solares no período do ano que mais precisamos, ou seja, no inverno. Nesta estação, os ambientes voltados para Norte recebem sol o dia todo e ficam sempre aquecidos.

Já nos meses de dezembro e janeiro, os ambientes com face Norte recebem a incidência solar das 9h às 15h. Com isso, o sol forte do final da tarde é evitado. Por estes motivos, o mais aconselhável é que ambientes como o living, a sala de jantar, os dormitórios e home office tenham aberturas voltadas para as orientações Norte, Nordeste e Leste.

A orientação Sul costuma ser problemática, pois não recebe sol durante o inverno e, no verão, os raios incidem somente nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde. Escolha voltar para essa direção apenas ambientes secundários ou de permanência transitória, como escadas, depósitos, garagem, entre outros. Para evitar umidade e mofo nestes espaços é importante que eles tenham grandes aberturas que permitam a entrada de vento e luz.

As orientações Leste e Oeste apresentam características parecidas em relação à incidência dos raios solares, mas em horários diferentes do dia. A fachada voltada para o Leste recebe sol pela manhã. Já na fachada direcionada para o Oeste, o sol bate à tarde. Ambientes voltados para o Oeste, no entanto, costumam ser mais quentes, já que o sol da tarde é mais intenso e deixa o imóvel com temperaturas mais altas à noite.

Como vimos, muitas são as variantes e possibilidades que devem ser levadas em conta no momento da elaboração do projeto. O importante é ter a orientação adequada de um profissional para que a casa ofereça o conforto que todas as famílias merecem ter.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris

Deixe um comentário