Notícias

PUC-Campinas promove solenidade de instalação do Núcleo de Fé e Cultura

Compartilhar

Sessão solene terá a Conferência Magna do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’ Aniello

A PUC-Campinas realiza, no dia 7 de novembro, às 19h30, no Auditório Dom Gilberto – Campus I – Rodovia D. Pedro I km, 136 –, a sessão solene de instalação do Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e a abertura o Ciclo de Conferências “Igreja, Universidade e Estado”.

A Conferência Magna deste Ciclo será ministrada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’ Aniello e abordará o tema “Igreja e Estado: A Diplomacia Vaticana”.

Representante diplomático permanente da Santa Sé junto ao governo brasileiro desde 2012, Dom Giovanni d’ Aniello nasceu em Aversa (Itália) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e, em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

O evento contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além do Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom Airton José dos Santos e da Reitora da Universidade, Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht.

Mais cedo, às 15h30, ocorre a Conferência “Universidade Católica: Fé e Cultura”, proferida pelo docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves.

Núcleo de Fé e Cultura

O Núcleo de Fé e Cultura é um Órgão Complementar da Reitoria da PUC-Campinas que promove o diálogo da fé cristã com a cultura em suas diversas dimensões, repercutindo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para contribuir na formação integral dos estudantes, na boa convivência da Comunidade Universitária, no aperfeiçoamento da relação da Universidade com a sociedade e na orientação da ciência a serviço da defesa e da promoção da vida.

Tem como objetivo fomentar o debate entre a fé e a cultura junto às diversas áreas de conhecimento da Universidade, promover o diálogo da Teologia e do Magistério da Igreja com as ciências, para a formação integral dos membros da Comunidade Universitária e contribuir para a consolidação da identidade católica da Universidade em diálogo com a sociedade e fomentar a reflexão sobre os problemas relacionados com o desenvolvimento econômico, social e cultural, com ênfase na ética, e tendo em vista a humanização da sociedade.

O Núcleo de Fé e Cultura irá promover atividades com a participação da Comunidade Universitária buscando a ampliação da consciência sobre a relação entre fé e cultura, à luz do Magistério Eclesiástico.

Além disso, irá propor o desenvolvimento de análises de questões emergentes da cultura, a serem apresentadas em canais de comunicação da Universidade, e em conjunto com a Pastoral Universitária, a celebração de acontecimentos significativos na vida da Universidade.

biblia

Serviço

Instalação do Núcleo de Fé e Cultura e Ciclo de Conferência “Igreja, Universidade e Estado”
Data: 07/11/2014
Horário: das 15h às 22h30min
Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I – Rodovia Dom Pedro I km, 136

Deixe um comentário