Notícias

Quaresma: Peixes são a pedida da vez

Compartilhar

Além de rico em nutrientes, alimento é fácil de preparar; confira receitas gostosas e práticas

Durante a quaresma, período que vai do final do carnaval até a Páscoa, as pessoas mais religiosas mantêm a tradição de não comer carne vermelha. O costume faz com que aumente o consumo de peixes, assim como a procura por receitas práticas e gostosas feitas com a iguaria.

Pensando nisso, o chef da CampCarne, Henrique Silva Campos, elaborou algumas opções simples que vão dar água na boca! “Os peixes podem ser preparados de diversas maneiras. Grelhado, cozido, ensopado, assado, frito, empanado, com molho e até mesmo cru, exemplo das comidas japonesas”, explica.

Anote as dicas:

RECEITA 1: Salmão ao molho de maracujá

salmao

 

Ingredientes:

– 4 unidades de postas de salmão Costa Sul

– 4 colheres (sopa) de manteiga

– suco de 2 limões grande

– sal e pimenta do reino a gosto

– polpa de maracujá de 4 unidades

– 1 xícara (chá) de suco de laranja

– 8 colheres (sopa) de maionese que será usada no molho

– 2 colheres (sopa) de suco de limão

– 1 pitada de açúcar

 

Modo de Fazer:

Tempere as postas de salmão com suco de um limão, sal e pimenta a gosto. Grelhe as postas por 10 minutos, em uma frigideira com manteiga, até o peixe dourar dos dois lados. Retire do fogo e reserve.

Para o molho, bata no liquidificador a polpa dos maracujás e o suco de laranja. Coe o suco e acrescente a maionese, mexendo até obter uma mistura homogênea. Aqueça em banho-maria ou em fogo baixo, sem deixar queimar e evaporar. Adicione 2 colheres de suco de limão, o açúcar e o sal e misture bem.

Para montar o prato, coloque o peixe e cubra com o molho. Como combinação, pode servir o arroz branco ou batatas cozidas. Para decorar, utilize sementes de maracujá.

 

RECEITA 2: Bacalhoada

bacalhau

 

Ingredientes:

– 1 Kg de bacalhau Riberalves

– ½ Kg de batata

– ½ Kg de cenoura

– 1 pimentão

– 2 tomates

– 2 cebolas

– 1 colher (sopa) de extrato de tomate

– leite de coco

– azeitonas

– alho, azeite de oliva, coentro e sal a gosto

 

Para o molho:

– 1 ovo

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 1 colher e meia (sopa) de farinha de trigo

– 2 copos de leite

– ½ xícara (chá) de creme de leite

– sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto

 

Modo de fazer:

Coloque o bacalhau de molho com um dia de antecedência e lembre-se de trocar de água sempre, até o momento do preparo do prato.

No dia seguinte, escalde o peixe removendo as espinhas e a pele. Coe essa água e reserve. Na sequência, tempere o bacalhau já em lascas com coentro, alho e sal.

Leve uma panela grande ao fogo com o azeite e as cebolas em rodelas. Aos poucos, adicione os tomates sem pele e sementes, o pimentão e as azeitonas. Junte então o bacalhau, o leite de coco, o extrato de tomate e um pouco da água do cozimento do peixe. Deixe cozinhar até o molho pegar consistência.

Separadamente, cozinhe as cenouras e as batatas em rodelas. Elas serão usadas na arrumação do prato.

 

Molho:

Derreta a manteiga e bata no liquidificador junto com o trigo e o leite. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Em seguida junte o creme de leite, a noz-moscada, a pimenta do reino, sal e o ovo batido.

Pegue um refratário e unte com azeite e um dente de alho. Arrume as camadas alternando entre o bacalhau, as batatas e as cenouras. Jogue o molho e leve ao forno. Depois de gratinado, acrescentes as azeitonas para enfeitar. O ideal é servir com arroz branco.

 

RECEITA 3: Tilápia ao molho de alcaparras

tilapia

Ingredientes:

– 6 filés de tilápia Copacol

– 1 dente de alho socado

– 3 colheres (sopa) de vinho branco seco

– sal e pimenta do reino a gosto

 

Para o molho:

– 1 cebola picada

– 3 colheres (sopa) de alcaparras

– ½ maço de salsinha picada

– 1 xícara (chá) de azeite de oliva

– 2 colheres de molho de mostarda

– sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de fazer:

Marinar os filés no vinho, alho, sal e pimenta e reservar.

Para o molho, colocar a salsinha, a cebola e as alcaparras, sempre mexendo bem. Em seguida adicionar os demais ingredientes e reservar.

 

Em uma frigideira, grelhe os filés do peixe até dourar.

Para montar o prato, coloque o filé e cubra com o molho. Para acompanhar, sirva com arroz branco e purê de batatas ou batatas cozidas.

 

 

 

Sobre a CampCarne

Fundada em 1981, a CampCarne atua no mercado de carnes e cortes especiais e sempre se destacou no mercado pela qualidade superior de seus produtos. Localizada em Campinas, SP, a casa prima pelo atendimento personalizado, dando dicas de preparo e consumo de seus produtos para seus clientes. Além de atender o consumidor final, a CampCarne fornece e distribui produtos porcionados, para redes de restaurantes e hotéis de todo o país.

Deixe um comentário