Notícias

Campeão Olímpico Joaquim Cruz ganha biografia

Compartilhar

Livro “Matador de Dragões” terá noite de autógrafos nos dias 18 e 19 de março, em Campinas e São Paulo, na livraria Cultura, com presença do biografado. Obra conta com os prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim

O campeão olímpico Joaquim Cruz ganha uma biografia para contar sua vitoriosa história no atletismo mundial. Com o título “Matador de Dragões”, o livro será lançado nos dias 18 e 19 de março, nas cidades de Campinas e São Paulo, respectivamente. Os eventos acontecerão na livraria Cultura nos shoppings Iguatemi de Campinas e de São Paulo, ambos a partir das 19h. Joaquim Cruz estará presente nos dois eventos.

Escrito pelo jornalista Rafael De Marco, a biografia conta com os prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim. O preço de capa é de R$ 50 e parte do dinheiro arrecadado com a venda será destinado ao Instituto Joaquim Cruz, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas esportivos para crianças e adolescentes, em Brasília. Com 396 páginas, o livro será publicado pelo selo da Editora Multiesportes.

matador-de-dragoes

O livro sobre a vida de Joaquim Cruz narra a trajetória do garoto pobre nascido em Taguatinga, uma das cidades satélites de Brasília, até a glória da medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988. A obra narra também todas as dificuldades do atleta, que sofreu oito cirurgias ao longo da carreira e nasceu com uma perna dois centímetros mais curta que a outra. Aborda, ainda, seu crescimento pessoal e intelectual após a mudança para os Estados Unidos, as polêmicas com os dirigentes do esporte brasileiro e a transição das pistas para a vida de homem comum – com o início do trabalho como treinador e a criação do instituto, que leva o seu nome e hoje atua na formação de crianças e jovens por meio do esporte, educação e cidadania.

Joaquim Cruz mora nos Estados Unidos desde 1981 e não esconde a alegria com a possibilidade de partilhar sua vida com os brasileiros. “Contar a minha história é a possibilidade de mostrar ao povo do Brasil que é possível, com trabalho e dedicação, realizar seus maiores sonhos. Eu sonhei ser campeão olímpico, lutei contra todas as dificuldades e batalhei muito para atingir meu objetivo. Fico feliz que as pessoas descubram como foi essa jornada”, afirma Joaquim que não se furtou a nenhum ponto de sua vida. As glorias, como as duas medalhas olímpicas nos 800 metros, e as decepções, como o fato de não ter disputado as finais dos 1.500 metros nos Jogos de Los Angeles e Seul, o primeiro por doença e o segundo por se envolver com uma polêmica com as atletas norte-americanas Florence Griffith-Joyner e Jackie Joyner.

Na biografia, os leitores terão a oportunidade de ir além dos fatos que marcaram a carreira do grande campeão do atletismo. “No livro, a narrativa dá voz aos sentimentos de Joaquim Cruz. Tão importante quanto os acontecimentos que se desenrolaram é como o corredor e o ser humano atravessou cada um deles. A ideia foi mergulhar na mente e nas memórias de Joaquim Cruz”, explica Rafael De Marco. “Sempre fui um atleta muito intenso e tive uma carreira muito intensa. Espero que as pessoas gostem da minha história no esporte e na vida”, diz Joaquim Cruz.

Para De Marco, a biografia de Joaquim Cruz resgata o herói olímpico que brilhou nas pistas de atletismo nas décadas de 1980 e 1990 ao mesmo tempo em que apresenta um grande brasileiro às novas gerações. “Se tivesse que resumir a trajetória de Cruz em uma palavra seria superação. Apesar do talento e uma condição genética excepcional, ele sofreu com graves problemas físicos, mas nunca desistiu. Fora das pistas, ultrapassou as barreiras das próprias dificuldades sociais para estudar e se formar nos Estados Unidos e se transformar em um cidadão do mundo. Joaquim prova que a força de um atleta não está apenas no corpo, mas na mente”, afirma o escritor.

rafael-de-marco

O autor – Graduado em Jornalismo e Educação Física pela PUC-Campinas, Rafael De Marco acumula 25 anos de experiência profissional. Atou como repórter e editor nos jornais Diário do Povo, Notícia Já e Correio Popular, todos na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Entre 2012 e 2014, integrou a equipe da ZDL Comunicação, de São Paulo. Atualmente, é editor de publicações esportivas na Editora Multiesportes. Entre os títulos, destaque para a revista SuperTreino, voltada para musculação, nutrição e fitness. Também editou as revistas Corredores S/A, Golf Digest Brasil e Fitness Business Latin America. A biografia de Joaquim Cruz é seu primeiro livro.

FICHA TÉCNICA

Lançamento em Campinas
Data: 18/03
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Horário: a partir das 19h

Lançamento em São Paulo
Data: 19/03
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Horário: a partir das 19h

Deixe um comentário