Cultura

Artistas do Rio de Janeiro compartilham do tablao do Centro Arte Flamenca

Compartilhar

Campinas será presenteada no domingo, dia 29 de março, com o flamenco “carioca” de quatro artistas do Rio de Janeiro que participam do tablao do Centro de Arte Flamenca (CAF) no restaurante Nosotros gastronomia ibérica y tapas, no Cambuí, a partir das 20h. O tablao do CAF, que ocorre todo último domingo do mês, traz desta vez as bailaoras Eliane Carvalho e Maíra Pedroso, o cantaor Diego Zarcón e o guitarrista Allan Harbas, que formam um grupo no Studio Gesto, no Rio de Janeiro. As professoras do CAF, Adelita Parra e Ana Paula Campoy, acompanham os visitantes na noite flamenca.

“Seja em Campinas, seja no Rio ou qualquer outra cidade do Brasil, os artistas flamencos procuram interpretar o flamenco original, da Espanha. Mas é muito bom fazer esse intercâmbio e contemplar o trabalho dos colegas cariocas, que aliás, apresentam um excelente nível dessa arte aqui no País”, observa Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.

Sobre os artistas convidados

Maira-Pedroso

Maíra Pedroso
Professora, bailarina e coreógrafa, Maíra Pedroso mora atualmente no Rio de Janeiro, mas é de Campinas e começou o balé clássico aos 4 anos na Academia de Ballet Juliana Omatti. Ingressou no flamenco em 2003 pelo grupo de estudos flamencos da Unicamp. Atuou no grupo “Soniquete” e em 2006 mudou-se para a França, onde foi bailarina e professora de dança flamenca em Limoges e Paris. Em temporadas na Espanha, estudou com grandes nomes do flamenco. Atualmente, é professora e bailaora no Studio Gesto, do Rio de Janeiro.

Eliane Carvalho
Preparadora corporal, coreógrafa, diretora e bailarina, Eliane Carvalho tem 20 anos de flamenco e circula entre Brasil e Espanha, onde estudou com mestres da dança. Está à frente da direção artística do Studio Gesto (RJ), um dos centros de referência da dança flamenca no Brasil, onde ministra formação em dança flamenca, além de dirigir e coreografar diversos espetáculos. É uma das fundadoras do Grupo Toca Madera, cia de dança dirigida por Clara Kutner, na qual atua como coreógrafa e solista.

Eliane-e-Diego

Diego Zarcón
Cantor flamenco, iniciou seu caminho na arte com o balé clássico em 1992. Iniciou seus estudos flamencos com Giselle Ferreira, fez aulas na Escuela de Danza Española com Alberto Turina e Mabel Martín na Casa de España do Rio de Janeiro e integrou o balé da Casa de España. Fez aulas de baile flamenco com importantes nomes espanhóis. Como cantaor, atua dentro e fora do Brasil. Em 2013 cantou no Tablado Andaluz (POA-RS) com a presença do maestro “Paco de Lucia”. É reconhecido e respeitado por artistas nacionais e internacionais por seu empenho de pesquisa e atualização do cante flamenco.

Allan-Harbas-1

Allan Harbas
Guitarrista flamenco desde 1999, estudou com Fabio Nin, Mara Lucia Ribeiro, Agustin Carbonel (El Bola), Fernando de la Rua and Rafael Moralez. Criou arranjos e temas para shows e criou e gravou uma das faixas do filme “Meu nome não é Jonny.” Ministrou aulas, curso e acompanhou bailes no “Tiempo Iberoamericano de Cultura”, em Fukuoka, Japão em 2006, 2008 e 2009. Integra espetáculos de grandes artistas flamencos em suas vindas ao Brasil, como Pol Vaquero, Inmaculada Ortega, Domingo Ortega, Rafaela Carrasco, Belén Fernandez, Alfonso Loza, Nino de los Reyes, David Paniagua, Carmen La Talegona e Talegon de Cordoba.

Serviço:
Tablao do Centro de Arte Flamenca
Data: 29 de março, 19h
Local: Restaurante Nosotros gastronomia ibérica y tapas, às 19h; com início do show às 20h
Endereço: Avenida Antônio Cezarino, 885, Cambuí – Campinas
Preços: R$ 30,00 (couvert) e R$ 30,00 (consumação mínima)
Informações: (19) 2511-0588 e (19) 3243-6019 e também www.centrodearteflamenca.com

Deixe um comentário