Mix Cultural aproxima obras e artistas do público, no Teatro SESI Campinas-Amoreiras

Compartilhar

Realizado entre 26 e 29 de maio, o projeto compreende oficinas e encontros com autores de destaque da literatura e do audiovisual que compartilham suas vivências com os participantes. Todas as atividades são gratuitas.

Na última semana de maio, de 26 a 29 de maio, o SESI Campinas-Amoreiras recebe o SESI-SP “Mix Cultural: Conversas Criativas sobre Literatura, Artes Visuais e Audiovisual”, projeto que acontece simultaneamente em outras 12 unidades do SESI-SP. Uma série de atividades gratuitas será oferecida com o objetivo de promover o contato do público com artistas conceituados pelo trabalho que desenvolvem em literatura.

A programação começa com a realização de uma Oficina Literária ministrada por Thaís Linhares, nos dias 26 e 27 de maio, das 19h às 22h. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a literatura de cordel e os seus desdobramentos, estimulando sua criatividade de forma alinhada entre texto e grafismo. Também irá apresentar uma prima da xilogravura por meio do princípio, ecologicamente correto, de uso de materiais da terra. Formada pelo Senai-AG e pela UFRJ, Linhares tem mais de uma centena de obras publicadas como ilustradora e mais algumas como escritora. Foi selecionada para o Catálogo Ibero-americano de ilustradores e finalista do Prêmio Monteiro Lobato do SESC em 2013. As vagas são limitadas.

O público também poderá participar do encontro Diálogos Cinematográficos, no dia 28, às 20h, com Marcelo Machado, cineasta do filme O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos, que será exibido na unidade antes do bate-papo. O filme narra o papel transformador da poesia no cotidiano dos habitantes da cidade de Dois Córregos. Nesta cidade do interior de São Paulo, a ONG Usina de Sonhos estimula o gosto e o interesse pela arte, especialmente em relação à poesia e à literatura. Machado foi o criador da produtora Olhar Eletrônico, conhecida pelo pioneirismo e pelo caráter experimental de suas produções em vídeo. Depois de uma vasta experiência com emissoras de TV, assumiu o Departamento de Rádio e Televisão da agência de publicidade DPZ. Desde 2005, tem se dedicado à produção de documentários de longa duração, como “Oscar Niemeyer, o arquiteto da invenção” e “Tropicália”.

Fechando a semana, os participantes poderão ainda participar do bate-papo com o ilustrador e cordelista, João Gomes de Sá, durante o Encontro Literário, dia 29, às 19h30. Formado em letras pela Universidade Federal de Alagoas, Gomes de Sá é professor, cordelista e escritor, com linha literária voltada às manifestações culturais do povo nordestino. Em parceria com outros cordelistas idealizou a “Caravana do Cordel” e a “Biblioteca Ambulante” que já estiveram em diversas regiões do País com o intuito de despertar nos jovens estudantes o gosto pela literatura de cordel.

cartaz_sarauok

AGENDA
Oficina Literária: O Cordel da Batata (vagas esgotadas)
Com Thaís Linhares
26 e 27 de maio – terça e quarta – 19h às 22h
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 6 horas

Diálogos Cinematográficos – O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos
Com Marcelo Machado
28 de maio – quinta – 20h
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos

Encontro Literário: Bate-papo com o ilustrador e cordelista
Com João Gomes de Sá
29 de maio – sexta – 19h30
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 90 minutos

– Agenda completa da programação do SESI-SP MIX Cultural nas demais cidades, do interior e Grande São Paulo, pode ser conferida em: www.sesisp.org.br/cultura

SERVIÇO
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
AVCB: 1009666 | Alvará: 3399/2015
Data: de 26 a 29 de maio
Informações: (19) 3772-4100

Deixe uma resposta