Cultura

Espaço Galeria do SESI Campinas-Amoreiras recebe a exposição Registro Geral, de Leda Braga

Compartilhar

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta, entre os dias 9 de junho e 1° de agosto, a exposição Registro Geral, de Leda Braga, no SESI Campinas-Amoreiras. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Na mostra, que é composta pelas obras Registro Geral, Personas, ou Eu Somado e Sanduíche de Gente, Leda trabalha com a questão das múltiplas identidades do ser contemporâneo.

leda-braga-registro-geral

Em Registro Geral, a artista apresenta duas versões da instalação, sendo a primeira de 2011, composta por pinturas baseadas em fotos de documentos que reproduzem particularidades, como marcas do tempo, fissuras e manchas. Em sua segunda versão, a artista faz um mapeamento de pessoas que ela conhece e apresenta uma técnica própria de transfer fotográfico, de forma que as imagens deixam de ser nítidas e adquirem um ar fantasmagórico. Segundo a artista, nesta obra o que está em jogo é como cada pessoa se relaciona com sua autoimagem.

Na instalação Personas, ou Eu Somado, dois participantes com lanternas e colocados em lados opostos, iluminam partes de seus rostos, que se combinam em um jogo de espelhos, com uma proposta que os participantes possam se ver envolvidos um ao outro e desta conexão crie novas personas.

Já em Sanduíche de Gente, a artista produziu autorretratos mesclando sua imagem às fotos das identidades de oito indivíduos, sem quaisquer ligações entre si, formando um “sanduíche” de gente no qual, à primeira vista, o que se percebe é a imagem da artista, independentemente do lado que se olhe. Entretanto, ao se atentar para a obra, é possível perceber a mistura de semblantes.
“Com essa obra, assim como em Personas, a artista nos faz lembrar que ninguém é inteiro sozinho e que devemos aprender a somar e a viver juntos”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.

Lançamento:
Abrindo a exposição, no dia 9 de junho, terça, haverá um coquetel para todo público, às 20h, no foyer do teatro. Durante a solenidade serão lançados dois catálogos que reúnem as obras e artistas que estiveram presentes na programação do SESI-SP, durante os anos de 2013 e 2014, fruto do primeiro Edital de Seleção dos projetos Espaço Galeria SESI-SP e Ocupação Artística no SESI-SP. As publicações, elaboradas em parceria com SESI-SP Editora, serão vendidas no dia e depois pela internet: http://www.sesispeditora.com.br/

A artista
Leda Braga nasceu em 1963 e vive hoje em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Mestre em Teoria Literária dedica-se às linguagens visuais desde 2006. Seu trabalho se desenvolve em temas como as multi-identidades do sujeito contemporâneo e o deslocamento dos sentidos, por meio de relações de textos e imagens, utilizando a arte para a criação de uma nova expressão.

Desenvolveu projetos no Coletivo Zeferina e atualmente integra o Latitude22, ateliê de pesquisa em poéticas visuais, coordenado pelo curador independente Josué Mattos. Entre suas exposições, destacam-se as individuais no W Espaço de Arte, em Ribeirão Preto, 2013, na Galeria Archydi Picado, em João Pessoa, Paraíba, 2012; e as últimas coletivas no Museu de Arte de Ribeirão Preto – MARP, em 2014, no 4º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea, em Paraty, Rio de Janeiro, e no 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, São Paulo, ambas em 2013. Uma de suas produções integra o acervo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Em 2015, Leda Braga tem mostra programada no Museu Universitário de Arte – MUnA, de Uberlândia, Minas Gerais.

Sobre o projeto Espaço Galeria
Registro Geral faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta exposições itinerantes com técnicas e formatos distintos. As diferentes mostras circulam por unidades do SESI-SP durante oito meses, permanecendo até 45 dias em cada cidade.

Serviço
Espaço Galeria SESI-SP | Exposição Registro Geral
Instalação, pinturas e fotografias | Livre para todos os públicos
Local: SESI Campinas Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
AVCB: 109666 | Alvará: 3399/2015

Abertura da Exposição: dia 9 de junho, terça, às 20h
Período expositivo: de 9 de junho a 1° de agosto de 2015 – de terça a sexta, das 9h às 20h30 | aos sábados; das 14h às 19h, exceto feriados
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3772-4100
ENTRADA GRATUITA

Deixe um comentário