Cultura

Artistas e comunidade se encontram no Culturando – Território Criativo de Encontros Artísticos, que será lançado em Barão Geraldo, no próximo domingo (21/6)

Compartilhar

Projeto irá potencializar a vocação cultural do distrito num diálogo constante com a população

A comunidade do distrito de Barão Geraldo – conhecido solo fértil de produção cultural e intercâmbio artístico –, terá oportunidade de compartilhar do projeto Culturando – Território Criativo de Encontros Artísticos, que será lançado no próximo domingo (21 de junho), às 16h, na praça Durval Pattaro. Culturando irá acontecer a cada três meses, em diferentes praças da região, com atrações de diversas linguagens. A entrada é gratuita.

Cafe-com-Queijo-por-Adalberto-Lima,-2005
Cafe-com-Queijo-por-Adalberto-Lima-2005

O projeto é uma idealização e realização da Cooperativa Paulista do Interior, do Barracão Teatro, Lume Teatro, Núcleo Feverestival, Núcleo de Samba Cupinzeiro e Grupo das Excaravelhas de Dança Contemporânea, com correalização da Secretaria de Cultura de Campinas e apoio da Sub-prefeitura de Barão Geraldo.

Esta primeira edição irá dialogar com o período junino, trazendo a sonoridade ímpar da viola de João Arruda, contações de histórias do LUME Teatro, performance e intervenções cênicas com os atores do Barracão Teatro.

Solo fértil
“O projeto surgiu da necessidade do reconhecimento de Barão Geraldo como um território cultural e criativo, uma vez que o número de artistas e produtores artísticos é imenso e concentrado no distrito”, afirma Tiche Vianna, do Barracão Teatro. “Um projeto com esse teor, além de proporcionar trabalho aos artistas do distrito, com grande reconhecimento nacional, traz benefícios para outras áreas de atuação como restaurantes, bares, valorizando a possibilidade de incremento do turismo cultural nesta região”, destaca. “É mais do que natural aproveitar a qualidade de suas produções para a criação de uma vida cultural ativa, capaz de gerar maior integração entre artistas e população, ocupando espaços públicos abertos, como praças e parques, promovendo, assim, encontros potencializadores da vida em comunidade”, conclui.

café-com-queijo-crédito-tina-coelho
café-com-queijo-foto-tina-coelho

Culturando pretende, ainda, estabelecer “um mapeamento dos diversos coletivos e grupos de linguagens distintas sediados em Barão Geraldo e, com a descentralização das atrações, contribuir para a revitalização dos espaços urbanos”, acentua a produtora Cynthia Margareth.

Ficha Técnica
Coordenação Geral e curadoria: Tiche Vianna (Barracão Teatro e CPTI – Cooperativa Paulista de Teatro do Interior), Cynthia Margareth (Núcleo Feverestival e Lume Teatro), Ló Guimarães (Grupo das Excaravelhas de Dança Contemporânea), Anabela Leandro (Núcleo Cupinzeiro).
Colaboradores: Cassiane Tomilheiro, Niel Braga, Juliana Schiel (Cia Água Viva), Marcos Becker e Marília Ennes (Paraladosanjos)
Produção executiva e comunicação: Andrea Desiderio, Juliana Kaneto, Danilo Felisberto, Sabriana Alves, Beatriz Magosso, Thaiane Athanásio.
Designer e identidade visual: Adriana Frias
Técnico: Francisco Barganian

máscaras1-crédito-Neander-Heringer
máscaras-foto-Neander-Heringer

Serviço
Culturando – Território Criativo de Encontros Artísticos
Com: João Arruda (violeiro); Lume Teatro (Raquel Scotti Hirson, Jesser de Souza, Ana Cristina Cola, Renato Ferracini); Barracão Teatro (Cintia Birocchi, Ulisses Júnior, André Marcelino, Raissa Guimarães, Tiche Vianna)
Quando: 21 de junho (domingo), 16h
Onde: Praça Durval Pattato. Barão Geraldo. Campinas
Entrada gratuita

Deixe um comentário