Notícias

Mata de Santa Genebra completa 34 anos com programação especial

Compartilhar

A Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra, promove, de 9 a 12 de agosto, uma série de atividades em comemoração aos 34 anos da Instituição. Os eventos, gratuitos, contam com a parceria da Puc-Campinas.

As ações visam promover o debate dos temas relacionados à conservação de áreas protegidas no contexto urbano, desenvolvimento sustentável, restauração ecológica, entre outros.

mata-santa-genebra

III Corrida da Mata
No dia 9, abrindo a programação, acontece a III Corrida da Mata. A saída está prevista para as 8 horas, na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo – Campinas/SP, sede da Fundação. A prova tem percurso de 8 km, com todo o trajeto feito na terra (trail run), o que diferencia a disputa das demais realizadas na região.

Segundo os organizadores, o evento vai unir a prática esportiva à responsabilidade socioambiental e possibilitar que os participantes conheçam um pouco mais da Mata de Santa Genebra, contribuindo, assim, para a sua preservação. Nos anos anteriores, cerca de mil pessoas participaram do evento.

Ciclo de palestras
No dia 11 de agosto, acontece no Auditório Monsenhor Salim – Campus II da Puc-Campinas, das 8h15 às 11h30; e das 19h às 22h, um ciclo de palestras com pesquisadores que realizam trabalhos na Mata Santa Genebra, universitários e diversos setores da sociedade para debater temas relacionados à conservação de áreas protegidas no contexto urbano e sobre o papel social dessas áreas na produção do conhecimento.

No período da manhã, haverá as seguintes palestras: ‘Análise de solo na ARIE Mata Santa Genebra’, com Regina Márcia Longo; ‘Ecologia de mamíferos na ARIE Mata Santa Genebra’, com Denise de Alemar Gaspar; ‘A fenologia e os recursos para polinizadores e dispersores na floresta sazonal’, com Patrícia Morellato.

À noite, a programação terá: ‘Análise de solo na ARIE Mata Santa Genebra’, com Regina Márcia Longo; ‘Processos hidrológicos e biogeoquímicos em bacias hidrográficas de floresta estacional semidecidual em Campinas’, com Ângela Guirao; ‘A regeneração natural na Mata de Santa Genebra’, com Flaviana Maluf.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever no link: www.puc-campinas.edu.br/eventos/34o-aniversario-da-mata-de-santa-genebra/

Visita monitorada
Para finalizar a programação do 34º aniversário da Mata de Santa Genebra, haverá nos dias 12 e 13 de agosto, quarta e quinta-feiras, das 14h às 16h30, visitas monitoradas à Mata voltadas para estudantes da PUC Campinas. Durante a atividade, monitores da Fundação José Pedro de Oliveira conduzirão os participantes pelas trilhas, apresentando aspectos históricos e socioambientais de relevância para sua conservação.

As inscrições devem ser feitas no link www.puc-campinas.edu.br/eventos/34o-aniversario-da-mata-de-santa-genebra/

Deixe um comentário