Cultura

Quinta Essentia Quarteto se apresenta no dia 24 de outubro, na CPFL Cultura

Compartilhar

No dia 24 de outubro, o público campineiro terá a oportunidade de vivenciar um momento mágico de experimentação das possibilidades infinitas da flauta doce, um dos instrumentos utilizados na música de câmara. Nesse dia, o Quinta Essentia Quarteto, principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade, apresenta o seu espetáculo “Falando Brasileiro”, na CPFL Cultura, em Campinas.

quarteto02

Se utilizando de vários elementos, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta barroca, e da sua família de instrumentos, em diferentes cenários musicais. Com uma formação inusitada, quatro integrantes e um único instrumento, os músicos revelam para os mais diferentes públicos que a flauta doce é um instrumento musical encantador.

“Acreditamos na importância da popularização da música erudita e direcionamos parte do nosso trabalho, para aproximar as pessoas dela. Observamos músicas com mais de trezentos anos, que continuam a serem tocadas e admiradas por muitos até hoje, e consideramos isso um grande sinal de sua qualidade e mérito. Certamente, se a música clássica fosse veiculada na mídia de massa de uma forma atual e natural, não como um produto de elite, ela seria tão consumida como qualquer show de rock ou outro tipo de música” – comenta Gustavo de Francisco, integrante e um dos fundadores do quarteto.

Quinta-Essentia

Para o concerto de Campinas, o grupo prepara o repertório do seu segundo disco, “Falando Brasileiro”, repleto de composições originais para flautas doces e de arranjos de melodias consagradas. Com este trabalho, o quarteto pretende surpreender o público utilizando instrumentos que proporcionam uma “fala”, apresentando o ‘sotaque’ brasileiro: uma mistura de diferentes ritmos herdados da música africana e da fluente melodia herdada da música européia. O disco Falando Brasileiro remete o público às histórias de uma reunião de poemas musicais nacionais.

“O público pode esperar o oposto do que eles já conhecem da flauta doce. Pretendemos surpreender as pessoas com diversas possibilidades da flauta doce, desde a infinidade de instrumentos, até a variedade de estilos e sons. A flauta doce será apresentada como um verdadeiro instrumento musical e artístico, não apenas como um sub-instrumento de iniciação musical” – complementa Gustavo de Francisco.

Falando Brasileiro apresenta uma nova maneira de fazer música, já que o quarteto utiliza instrumentos europeus carregados de história européia, porém na execução de música brasileira para flauta doce, feito não realizado por nenhum músico estrangeiro.

FICHA TÉCNICA
QUINTA ESSENTIA QUARTETO: Felipe Araújo (flauta doce)
Fernanda de Castro (flauta doce)
Gustavo de Francisco (flauta doce)
Renata Pereira (flauta doce)
Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini

PROGRAMA
– Jura (sinhô)
– Choro do Fábio (Rafael dos Santos)
– Desafinado (Tom Jobim)
– Ponta de Areia (Milton Nascimento e Fernando Brant)
– Quatro peças para flautas doces (Eduardo Escalante): Canoa (Barcarola), Chorinho (Fugato), Moderado e Embolada
– Choro pro Zé (guinga)
– Quarteto no. 1 para flautas doces (Eduardo Escalante): Paisagem, Modinha (Jardim da Luz), Dança (trenzinho da Cantareira) e Rondó (metrô)
– Primeira Suíte Infantil (Guerra-Peixe): Ponteio, Valsa, Choro, Seresta e Achechê
– Cinco poemas da terra (Bruno Kiefer)

quarteto01

SERVIÇO
Espetáculo “Falando Brasileiro”
Quinta Essentia Quarteto
Dia 24 de Outubro
Horário: 20h00
CPFL Cultura – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP – (19) 3756-8000 – Sala Umuarama – Capacidade: 162 lugares
Classificação etária: 14 anos
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h00. Vagas limitadas

Deixe um comentário