CulturaNotícias

Fotógrafo cubano Mario Diaz fará palestra sobre os 115 anos da fotografia cubana

Compartilhar

O fotógrafo cubano Mario Diaz fará uma palestra sobre os 115 anos da fotografia cubana, seguida de um bate papo sobre arte e memória, no dia 27/10 (terça-feira), a partir das 19h no auditório do Sindicato dos Químicos Unificados.

Mario Diaz foi convidado a realizar uma série de retratos dos moradores de Campinas, que serão expostos nas janelas do Museu da Cidade e na Estação Cultura. A palestra com bate papo é uma realização do Sindicato Químicos Unificados com apoio do Observatório de Gestão Pública do Trabalhador, Globocine e TV Movimento.

MARIODIAZ_CUBA-1990

Currículo
Mario Diaz Foi fotógrafo oficial do Departamento de Fotografia do Ministério da Cultura de Cuba, entre os anos 1979 – 1985. De 1994 a 2000 foi Diretor da Fototeca de Cuba (Conselho Nacional de Artes Plásticas). Realizou exposições em todo o mundo: Japão, França, Espanha, Inglaterra, EUA, Argentina, Brasil, entre outros. Participou de várias coletivas sobre Fotografia Cubana, e faz parte do livro “Cuba – 100 Años de Fotografia”, publicado na Espanha – Antologia da Fotografia Cubana de 1898 a 1998.
Entre as exposições ressalta-se “CUBA SI”, em 2005, na cidade de Tóquio, Japão, onde ministrou curso no Instituto Politécnico da Universidade de Tóquio. Fez uma exposição individual em 1988: “Mario Díaz: Fotografías imágenes y sonido”, no MASP, realizou uma exposição individual na cidade de Salvador, Bahia. Em 2003 foi o curador da exposição “Gracias a la Vida” dedicada a seu amigo Alberto Korda, que foi exposta na Itália em 2004 e outros países. Em 1983 recebeu o “Premio de Fotografía Contemporánea de Latinoamérica y el Caribe. Casa de las Américas, La Habana, Cuba”.
Suas obras fazem parte de coleções privadas e de museus em todo o mundo.
No ano de (2007), em ação conjunta, pelo reconhecimento do mérito de sua trajetória artística, o Ministério de Cultura, o Ministério de Educação Superior e o Instituto Superior de Arte lhe outorgam o título de “Categoria Docente Especial de Profesor Consultante del Instituto Superior de Arte ( ISA)”.

MARIO-DIAZ_CUBA--2008

SERVIÇO
115 anos de fotografia cubana – bate papo com o fotógrafo Mario Diaz
Fotografia, arte e memória de Cuba
27/10 às 19h no Sindicato Químicos Unificados (Rua Barão de Itapura, 2022 – Campinas)
Gratuito

Deixe um comentário