SESI Campinas Amoreiras exibe obras de Liam Porisse

Compartilhar

Exposição Cartografias Visuais fica em cartaz do dia 19 de fevereiro a 20 de março de 2016 com entrada gratuita

O projeto Espaço Galeria SESI-SP traz ao Estado de São Paulo as obras do artista de origem inglesa Liam Porisse. Os trabalhos podem ser conferidos na exposição Cartografias Visuais que fica no SESI Campinas Amoreiras com coquetel de abertura no dia 18 de Fevereiro, quinta, 20h, Foyer do Teatro SESI Campinas/Amoreiras com a presença do artista Liam Porisse e do curador Andrés Hernández. A exposição fica em cartaz entre os dias 19 de fevereiro a 20 de março de 2016.

Com entrada gratuita, a exposição está aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 20h30 e aos sábados, das 14h às 19h, exceto feriados. Os visitantes poderão conferir mais de 20 trabalhos do artista como pinturas de grande e médio formato, cadernos de desenhos e esboços minuciosamente escolhidos pelo curador Andrés Hernández.

Porisse utiliza o desenho intenso, emocional e expressionista para harmonizar atmosferas de possíveis sonhos lúdicos. Ele entrelaça objetos reais e imaginários, valendo-se do seu talento tático e destreza plástica para fragmentá-los e conjugá-los em planos figurativos e abstratos, distribuindo-os em espaço aparentemente arbitrário. Ao explicitar referências e construir diversas possibilidades morfológicas, as produções recriam um âmago livre e repleto de interpretações sensoriais.

De acordo com Hernández, Porisse criou uma série de obras exclusivas para essa exposição como é o caso de Big Bar Plans. O artista também realizou pinturas em portas de madeira que, segundo o curador, têm função estética e de interação com o espaço, oferecendo ao publico um convite lúdico para apreciar e interagir com o conjunto de obras na exposição. Os visitantes ainda terão a oportunidade de conferir um vídeo de Porisse em seu atelier e ter a sensação de como é o processo de criação do artista.

Sobre o autor
Liam Porisse nasceu em 1962 na Inglaterra, filho de pai francês e mãe Irlandesa. Conviveu com o mundo da arte desde a infância, sua avó paterna tinha galeria em Paris e em Cannes e seu pai, Julien Porisse, expôs obras por muitos anos na famosa Place du Tertre em Montmartre, bairro boêmio e reduto de artistas como Pablo Picasso e Toulouse-Lautrec.

Porisse concluiu seus estudos na Inglaterra e complementou sua formação na École Nationale de Beaux Arts (Escola Nacional de Belas Artes) em Paris. Sua produção inclui pinturas, desenhos, esculturas, cadernos de artistas nas quais se entrelaçam o figurativo, o abstrato, arte pop e outras linguagens artísticas. Fica evidente na sua produção plástica a influência de artistas como Jackson Pollock, Jean-Michel Basquiat, André Butzer e Jonathan Meese.

Tem participado de várias exposições individuais e coletivas na França, nos Estados Unidos e no Brasil. Destaque para sua participação em 2011 na Bienal de Firenze, Itália, na qual recebeu o Prêmio Internazionale Lorenzo Il Magnifico. No mesmo ano, foi premiado com a medalha de ouro no Salão de Belas Artes do Grand Palais, em Paris.
Possui obras em coleções privadas e públicas como o Museu de Arte Contemporânea de Olinda, Pernambuco, e no Davis Museum em Barcelona, Espanha.
Atualmente vive entre São Paulo e Paris, mantendo atelier nas duas cidades.

Algumas obras da exposição:

Big Bar Plans. 2014/2015. 180 x 150 cm. técnica mista s/ tela.
Big Bar Plans. 2014/2015. 180 x 150 cm. técnica mista s/ tela.
Dogma (A). 2015. 216 x 73 x 3,5 cm. Técnica mista s/ madeira.
Dogma (A). 2015. 216 x 73 x 3,5 cm. Técnica mista s/ madeira.

Sobre o projeto Espaço Galeria
Cartografias Visuais faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Serviço
Exposição Cartografias Visuais

Local: SESI Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
Abertura da Exposição: 18/02/16 (Quinta-feira) às 20:00h
Período expositivo: de 19 de fevereiro a 20 de março de 2016 – de terça a sexta, das 9h às 20h30 e aos sábados, das 14h às 19h, exceto feriados.
Informações e agendamento para visitas educativas: 19 3772-4183/4184
Entrada gratuita

Deixe uma resposta