Gastronomia

Ceviches na América Latina

Compartilhar

Munay comemora aniversário de 1 ano

A Munay realizou no dia 2 de março um menu degustação das variações do ceviche em países da America Latina em comemoração ao aniversário de 1 ano da casa.

Apresentou uma viagem por países latinos que tem o costume do consumo do ceviche em seu dia a dia, mostrando seus diferentes temperos, cortes e trato do peixe e frutos do mar, diferentes formas de marinar o peixe, uso de especiarias, acompanhamentos e molhos característicos de seus países.

O menu inicia no Peru e o ceviche clássico, peixe branco, pimenta vermelha, cebola roxa, coentro, milho acompanhado de chips de batata doce, base para as variações de ceviche nos países na America Andina, passeando pelo Chile que reduziu o tamanho do corte e incluiu o pimentão verde, pelo Equador, com seu ceviche de camarão marinado no limão e laranja, azeite e pipoca, na Colômbia, com ceviche de camarões branqueados, molho de tomate, pimenta, coentro e cebola roxa, acompanhado de biscoito salgado, subindo até o México, que por sua cultura adicionou vinagrete de pepino, tomate e milho, pimenta jalapeño e chegando recentemente ao Brasil, com uma criação da Munay, com inclusão de frutas e substituição do coentro por manjericão e chips de banana.

ceviche1

Para finalizar o menu apresentou pratos assinados pela Munay, o primeiro Arawi, mixto de peixe branco e Salmão, marinados no limão, com leite de tigre, cebola roxa, pimenta e chips de batata doce e Munay Cevicheria, ceviche Yukatan, misto de peixe branco, lula e camarão, pimenta vermelha, cebola roxa, coentro e molho de pimentões.

Para fechar o cardápio uma deliciosa sobremesa de brownie com trufa de chocolate meio amargo e pisco(destilado considerado patrimônio peruano).

sobremesa

Um pouco de historia
O conhecido geógrafo peruano Javier Pulgar Vidal diz que a raiz da palavra vem do Quíchua (língua nativa dos povos andinos)”siwichi”, peixe fresco.

Uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba (um fruto similar ao maracujá). Os Incas faziam algo similar usando “chicha”, bebida fermentada de milho. Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta “aji”, muito picante, hoje obrigatória nesse prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas.

Embora presente em toda a América do Sul andina, somente os peruanos transformaram o ceviche em orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do país e tendo uma data comemorativa – 28 de junho, véspera do dia de São Pedro.

O ceviche é consumido em muitos países da America Latina e recentemente caiu no gosto dos brasileiros devido o crescimento da comunidade peruana e de um numero significativo de restaurantes típicos espalhados no país.

Em Campinas, a Munay é a primeira e única cevicheria da cidade que trabalha exclusivamente com os ceviches peruanos e criações da casa e parabeniza os parceiros de culinária que também trabalham com esse delicioso prato ajudando a difundir a cultura do ceviche.

Deixe um comentário