Cultura

Grupo Dançaberta faz temporada pelo interior com (Des)equilibrando Avessos

Compartilhar

Apresentações gratuitas acontecem sexta (11) e sábado (12) no Centro Cultural Casarão, em Campinas

A partir do desequilíbrio e da instabilidade do cotidiano, três bailarinas buscam de forma intimista investigar os avessos da personalidade humana. Tarefa fácil? Nada disso. Mesmo assim, boa parte da compreensão dessa instigante questão está impressa poeticamente no espetáculo de dança contemporânea (Des)equilibrando Avessos, produzido pelo Grupo Dançaberta (Campinas/SP). A montagem será encenada sexta (11) e sábado (12), às 20h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo (Campinas). A entrada é franca.

Sob a direção da coreógrafa e docente do Instituto de Artes da Unicamp Júlia Ziviani, com assistência de Juliana Silveira, o espetáculo traz à cena as bailarinas Ayumi Hanada, Cléo de Paula e Daniela Pistoni. A temporada 2016 da montagem, contemplada pelo prêmio ProAC Circulação de Espetáculo de Dança (programa de ação cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo), passará por oito cidades do estado: Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto, Araraquara, São José dos Campos, Catanduva, São Carlos e Caraguatatuba. Em quatro delas (Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos), haverá a realização da oficina gratuita Criação em dança a partir de objetos somáticos, ministrada pelo grupo.

Alinhado à forte identidade do grupo, a de combinar na cena a técnica, a poética e o processo de criação, (Des)equilibrando Avessos começou de forma colaborativa. “O material criativo surgiu de experimentações das dançarinas com objetos cênicos que provocavam instabilidade, assim como estímulos e motivações pessoais, que instigaram as criadoras a investigarem seus próprios ‘avessos’”, conta a bailarina Ayumi Hanada. Soma-se à construção da dramaturgia a forte influência dos contos do livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés.

O embrião do espetáculo nasceu em 2014. No primeiro semestre de 2015, durante a estada da diretora nos Estados Unidos por conta de um intercâmbio acadêmico, o Grupo Dançaberta foi convidado a apresentar uma primeira versão do espetáculo na University of Colorado, em Boulder. “Na volta, após inúmeras mudanças, o espetáculo tomou a forma atual, que vem evidenciar, como prevê a identidade do grupo, a utilização de materiais da educação somática na cena. Nessa montagem, usamos as pranchas de propriocepção (wooble boards), que ampliam o sentido da consciência corporal a ser abordada”.

A proximidade com a plateia, bem como o uso de movimentos oriundos da vivência pessoal e cotidiana de cada bailarina, tem destaque no espetáculo. Não por acaso, o público fica disposto em um círculo, próximo ao trio, “pois as intérpretes quando falam das relações sociais, principalmente do quanto elas interferem e provocam conflitos internos do ser humano, encontram uma ressonância de suas ações no espectador”, explica a bailarina Cléo de Paula.

A fim de dar sonoridade ao trabalho, o Grupo Dançaberta convidou o pianista Marcelo Onofri para compor e gravar a trilha sonora da montagem. Para tanto, o músico acompanhou dois meses de ensaios. “Apesar de a trilha ter sido em parte composta a partir da música do compositor J.S. Bach (1685-1750), Onofri também criou para o espetáculo uma sonorização resultante de improvisações estruturadas a partir da comunicação estabelecida com as bailarinas. O rico diálogo entre o músico e as intérpretes contribuiu e interferiu no espetáculo ao ponto da música ser considerada um quarto elemento na cena”, pontua a bailarina Daniela Pistoni.

O Grupo
Em atividades há 16 anos, sob a direção da coreógrafa e docente Júlia Ziviani, o Dançaberta está vinculado ao Departamento de Artes Corporais da Unicamp (Campinas/SP). Formado por graduados e graduandos em Dança pela universidade, o grupo está focado na relação e na aplicabilidade de conceitos e princípios da educação somática na interpretação e na criação em dança. Destaque aos espetáculos Começar e Cutucar, vamos ver onde dá? (2009) e Entre-meios (contemplados pelo ProAC Circulação, em 2011), bem como a Escondeus (contemplado pelo FICC, em 2013).

(Des)equilibrandoAvessos_Dancaaberta_LeonardoLin

SERVIÇO
O quê: (Des)equilibrando Avessos, do Grupo Dançaberta
Quando: Sexta (11) e sábado (12), às 20h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão Geraldo, em Campinas/SP).
Quanto: Entrada franca
Classificação etária: 12 Anos
Duração: 40 minutos

OFICINA
Criação em dança a partir de objetos somáticos
Sábado (12), a partir 9h, no Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras
do Barão, em Barão Geraldo, em Campinas/SP).
Inscrições gratuitas: www.facebook.com/GrupoDancaberta

TEMPORADA

Campinas
Local: Centro Cultural Casarão
Data: 11 e 12 de março, às 20h
Oficina: 12 de março, às 10h

Botucatu
Local: Mirante das Artes
Data: 19 e 20 de março, às 20h

Ribeirão Preto
Local: Telhado Cultural Engasga Gato
Data: 1º e 2 de abril, às 20h
Oficina: 2 de abril, às 10h

Araraquara
Local: Teatro Municipal de Araraquara
Data: 15 e 16 de abril, às 20h
Oficina: 16 de abril, às 10h

São José dos Campos
Local: Centro de Artes Cênicas ‘Walmor Chagas’
Data: 29 e 30 de abril, às 20h

Catanduva
Local: Estação Cultura
Data: 13 e 14 de maio, às 20h

São Carlos
Local: UfsCar – Teatro Florestan Fernandes
Data: 20 e 21 de maio, às 20h
Oficina: 21 de maio, às 10h

Caraguatatuba
Local: Teatro Mário Covas
Data: 17 e 18 de junho, às 20h

Deixe um comentário