Gastronomia

Sétima edição do Comida di Buteco chega à Campinas com 25 concorrentes e premiação nacional

Compartilhar

De 15 de abril à 8 maio, os botecos de Campinas estarão na corrida para o prêmio de melhor boteco de Campinas e concorrer ao premio nacional de Melhor Buteco do Brasil

Mais uma edição do maior concurso de cozinha de raiz do país está para começar em Campinas. O Comida di Buteco Campinas 2016 acontecerá entre os dia 15 de abril e 8 de maio e contará com 25 bares da cidade e da região. A grande novidade de 2016 é a premiação nacional: os vencedores das 20 cidades participantes do concurso disputarão o concurso nacional que irá eleger o melhor boteco do Brasil.

“Pela sua abrangência geográfica, número de participantes e repercussão, podemos dizer que o Comida di Buteco é um dos maiores eventos de gastronomia do Brasil. Contamos com mais de 500 botecos em todo o Brasil concorrendo por suas cidades, e que, ao se consagrarem vencedores, irão disputar o prêmio de melhor do Brasil. Estamos fazendo história e o melhor de tudo é fazer história exaltando a cozinha de raiz e a cultura brasileira”, conta Cristina Schirmer, coordenadora regional do CDB.

Em Campinas, a eleição do melhor boteco terá votos do público e do corpo de jurados, que conta com gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha. Este ano, o tema é livre para que cada um possa mostrar o seu melhor no concurso nacional.
O público e júri deverão avaliar o tira-gosto, a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. A auditoria dos votos é feita pelo Instituto Vox Populi.

Campinas foi escolhida em 2010 para ser a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o evento graças à sua “alma botequeira”, já que a cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. Isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas nos primeiros dois anos de concurso. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pela auditoria de votos da Vox Populi nas cinco edições anteriores do concurso.

A Festa de Premiação acontece no dia 17 de maio, a partir das 18 horas, no Espaço Real Brasil (Rua Reinaldo Alves, 34, Sousas). Em Campinas, a festa é fechada para os donos de boteco, convidados e imprensa.

alzirao

Lista de botecos e petiscos concorrentes:

Alzirão Empório e Bar (Buraco da Vaca – com linguiça de Bragança Paulista)
Bar do André, o Rei do Mé (Carioquinha 4×4 trucado nas Olimpíadas 2016)
Bar do Bigodi e da Tia Eli (A maré subiu)
Bar do Carioca (Pankeka de mokeka)
Bar do Tio e Rafa (Filé de pescada do Tio)
Bar de Vidro (Porpetinas di Napoli)
Bar e Mercearia do Saulo (Tudo di bão)
Bar Preste Atenção (Cabral)
Botequim da Estação –Jaguariúna – (Bolinho de bacalhau à moda Botequim)
Botequim da Zepha (Buraco Quente especial)
Buteco do Pira (Polpetone do Pira)
Buteco Rancho Vô Joaquim (Coxinha Caipira)
Casa Du e Du (Porca Atolada)
Cultura de Bar (Fuçinho de Porco)
Eskina Bar (Tulipinhas tico-tico no fubá)
Estação Barão (Mamaminha)
Linguiceria (Beiruite Suíno)
Nha Barbina (Nhô Júlio)
Possante Bar (Tiquinho)
Quiosque da Horta (Rolinho da Horta)
Rei do Joelho (Schnitzel)
Taberna do Oliveira (Caravelas de bacalhau)
Lumen Christ Bar e Mercearia (Bolinho caipira invertido)
Botequim do Beto (Croquete de Caca Atolada)
Bar Santa Genebra – Bar do Baiano (Santa Moela)

Deixe um comentário