EsporteNotícias

Com especiais técnicas e corrida inédita no Velo Città, Mitsubishi Cup chega à metade do campeonato

Compartilhar

Rali cross-country de velocidade mais tradicional do País estreia no Autódromo e faz prova rápida, lisa e com muita poeira em Mogi Guaçu, no dia 6 de agosto

O dia começou cedo e de um jeito bem diferente para as duplas da Mitsubishi Cup, rali cross-country de velocidade que está na 17ª temporada. Antes de encarar três especiais de 30km na terra, os competidores fizeram uma corrida na pista do Autódromo Velo Città.

290693_627761_cup16_mogi_marciomachado_0716

As duplas largaram divididas por categoria e disputaram posições em cinco voltas no circuito. “Os carros superaram as expectativas. Foram corridas emocionantes, com várias ultrapassagens e muito fair play. Foi bacana ver os carros de rali disputando pela primeira vez no Velo Città”, conta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi Motors.

Depois da prova on-road, as duplas seguiram para a Fazenda Santa Angelina. “Ter a emoção de dar cinco voltas no asfalto e depois andar na terra foi fabuloso”, relembra Jorge Adriano Peters, da categoria TR4 ER Master.

290693_627768_cup16_mogi_marciomachado_0023

No trajeto off-road, a poeira marcou presença do início ao fim dos 30km, que foi percorrido três vezes pelas duplas. Com a cana-de-açúcar colhida, o percurso estava visual – mas ainda assim a navegação foi essencial. “Meu foco é, o tempo todo, na planilha e o odômetro, justamente para não errar. E hoje qualquer freada antecipada ou atrasada podia atrapalhar”, ressalta Rodrigo Mello, navegador campeão da categoria ASX R.

A Mitsubishi Cup fará ainda mais três provas em 2016. “Entramos agora numa fase decisiva do campeonato. Isso pode mudar a estratégia de algumas duplas e também cria uma nova expectativa na disputa”, reforça Spinelli.

A próxima etapa será em Indaiatuba (SP), nos dias 08 e 09 de outubro. Será uma rodada dupla, com provas tanto no sábado quanto no domingo.

Os campeões da 4ª etapa
Na categoria TR4 ER, Flavio Saraiva e Sara Volpato voltaram ao lugar mais alto do pódio. “O Flavio treinou, andamos mais coesos e deu certo”, conta Sara. “A pista estava desafiadora, muito fofa. É da dificuldade que a gente gosta”, explica o piloto. A dupla promete seguir na busca pelo campeonato. “Temos a expectativa de continuar pontuando e chegar na frente”, fala Flavio. “A Mitsubishi Cup só acaba quanto termina”, garante a navegadora.

Marcus De Wit e Rodrigo Mello venceram a categoria ASX R e continuaram na liderança da classificação geral. “Hoje não podia errar nada. Está tão competitivo entre as duplas que uma vacilada você cai uma posição”, lembra o piloto. “Estava muito técnica, com curvas cegas, bem difícil.”

Já na categoria Pajero TR4 ER Master, vitória de Vitor Muench e Jorge Adriano Peters. “A prova estava muito rápida e técnica. Com dedicação, equipe, preparo físico e concentração, conseguimos”, conta Vitor. “As referências estavam bem próximas, com variação de terreno. Exigiu do conjunto todo”, explica o navegador.

Entre os ASX RS, Lucas Moraes e Beco Andreotti venceram a disputa na pista e também as três especiais de terra. “O trecho estava muito liso, seco e com muita poeira”, conta Beco. “Foi excelente. Sair com a vitória nas especiais e no autódromo é muito legal. E a Mitsubishi está de parabéns, os carros são muito resistentes e duráveis”, ressalta Lucas.

Glauber Fontoura e Rafael Malucelli voltaram a subir no pódio da categoria L200 Triton ER. “As maiores dificuldades foram o piso e as referências muito próximas. O carro derrapou bastante”, conta o navegador. “Foram três voltas disputadíssimas, por décimos. O Malucelli falava o tempo todo ‘acredita’, me pondo pra cima, e isso foi importante”, fala Glauber.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Axalta, Itaú, Petrobras, Transzero, Pirelli, Magneti Marelli, STP, Unirios, Clarion e Projeto Sign.

Fun Day e Lancer Day
O Autódromo Velo Città também foi palco de mais dois eventos especiais neste sábado: Lancer Day e Fun Day. Sessenta carros chegaram juntos ao autódromo, vindos de São Paulo em comboio.

290693_627764_cup16_mogi_cadurolim_2120

No Lancer Day, proprietários de Lancer puderam acelerar e testar seus veículos em três baterias. “Nos conhecemos pela internet e começamos a juntar o pessoal para andar na pista”, conta Marçal Brentel, um dos responsáveis pelo grupo Mitsufans. “Estamos aqui para se divertir! É uma ótima oportun idade: o Lancer tem o Velo Città, e isso ninguém tem.” Marçal conquistou o segundo lugar no Lancer Day, atrás do amigo Alan Gios.

Já no Fun Day, uma prova de regularidade na pista, quarenta veículos fizeram três baterias. Vicente Gagliano, proprietário de um ASX, estava empolgado. “Meus genros gostam de corrida e me convidaram. Já corri provas como profissional e nunca imaginei voltar. Então ter essa oportunidade é uma sensação indescritível, não dormi essa noite”, conta.

Ivan Ansara de Abreu e Fernando Augusto de Oliveira conquistaram o primeiro lugar da prova. “Eu já tinha participado e dessa vez consegui ser vitorioso. É muito legal entrar nas curvas mais rápido e você tem que controlar seu tempo”, conta o proprietário de um Lancer. “É emocionante, o carro é excelente e o evento é muito bom. Vou voltar com certeza”, afirma Fernando.

Resultados – Mitsubishi Cup 4ª etapa – Mogi Guaçu (SP)
Pajero TR4 ER
1) Flavio Saraiva / Sara Volpato – 92 pontos
2) Paulo Theophilo Dias Filho / Marcelo Bortoluz – 91 pontos
3) Daltro Marcelo Maronezi / Guilherme de Paula Rezende – 80 pontos
4) Wander Rocha Cortes / Marcelo Mendes – 73 pontos
5) Flavio Donizeti Pereira de Oliveira / Fernando Marcel Toshio Abe – 69 pontos

ASX R
1) Markus Johannes de Wit / Rodrigo Mello – 87 pontos
2) Elcio Antonio Bardeli Junior / Idali Bosse – 79 pontos
3) João Paulo Franco / Luiz Felipe Eckel – 78 pontos
4) Rafael Aragao Souza Lopes / João Victor Ribeiro – 76 pontos
5) Werner Neugebauer / Kaique Bentivoglio – 63 pontos

Pajero TR4 ER Master
1) Vitor Jose Muench / Jorge Adriano Peters – 93 pontos
2) Frederico Macedo / Nickolas Macedo – 83 pontos
3) Andre Miranda / Alison Pedroso – 81 pontos
4) Marcos Claudemir Chueda / Luiz Afonso Torres Poli – 80
5) Alessandro Cesar Tozoni / Gilze Araújo – 66 pontos

ASX RS
1) Lucas Moraes / Alberto Andreotti Neto – 95 pontos
2) Ricardo Feltre / Ivo Renato Mayer – 85 pontos
3) Fabio Ruediger / Eduardo Bampi – 81 pontos
4) Cristian Mai Domecg / Breno De Almeida Rezende – 72 pontos
5) Fabricio Bianchini / Damon Alencar – 72 pontos

L200 Triton ER
1) Glauber Fontoura / Rafael Malucelli – 86 pontos
2) Ivan Machado Terni / João Luis Stal – 80 pontos
3) Luiz Claudio Parente / Dalmo Bergantin – 79 pontos
4) Albano dos Santos Parente Jr / João Gilberto Ferreira – 77 pontos
5) Thiago Wilson Rizzo Da Silva / Carlos Eduardo Piacentini – 92 pontos

Deixe um comentário