Cultura

Nesta semana Sesc promove ‘Clarice Assad e André Muato’, dança ‘Devaneios de Uma Nadarina’ e mostra de cinema grátis

Compartilhar

O duo realiza apresentação na quinta, dia 19, às 20h30. O espetáculo de dança contemporânea gratuito acontece na quarta, às 20h30. No cinema, exibições gratuitas nos dias 18 e 19 às 19h30.

A programação musical traz Clarice Assad e André Muato – Tributo a Milton Nascimento na quinta, dia 19, a partir das 20h30. No show gratuito e aberto ao público, o Duo formado pelos músicos Clarice Assad e André Muato traz no repertório clássicos como Maria Maria e Travessia e, também, canções menos conhecidas como Morro Velho, passeando pela obra do ‘Bituca’ abrangendo grande parte da sensibilidade e maestria desse compositor.

Os arranjos foram feitos cuidadosamente pelo duo a fim de expressarem a admiração pela sua obra e a influência de sua música na carreira de Clarice e André. A união do piano de Assad e o violão de 8 cordas de Muato – somado às suas vozes – nos apresentam uma sonoridade única e original, sintetizando as diferentes linguagens musicais e improvisações vocais. O Duo é acompanhado pelo contrabaixo de Bruno Repsold e bateria de Felipe Cotta. A dupla teve início em 2016, com o show Os sonhos não envelhecem, um Tributo a Milton Nascimento, realizado em Janeiro, na Sala Cecília Meireles, RJ.

A performance conduziu o clima do show e resultou em um grande sucesso de público e crítica. Em julho de 2016, o show foi convidado a participar do Savassi Festival, com apresentações no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro e Palco Pitágoras, em Belo Horizonte. Seguindo o sucesso da parceria, Assad e Muato ensaiam para o segundo tributo, dessa vez a João Bosco, no dia 27 de Janeiro de 2017, no mesmo palco da Sala Cecília Meireles. Ingressos a venda com valores entre R$ 5 e R$ 17 no portal sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

Na próxima quarta, dia 18, às 20h30, o espetáculo de dança contemporânea Devaneios De Uma Nadarina traz uma performance site-specific. Transformando a raia de uma piscina aberta em espaço para a realização de uma coreografia multimídia, a obra se materializa de forma efêmera e passageira e busca fazer com que o público se surpreenda participando de uma forma ativa. A performance é uma livre paródia do balé de repertório “O Lago dos Cisnes” e tem como trilha original uma versão contemporânea da composição de Piotr Tchaikovsky.

A ação se realiza em uma coreografia multimidia, por meio de dança e video-projeção. As bailarinas usam três técnicas corporais distintas: dança, performance e natação, que somadas à trilha sonora e distintos objetos cênicos ajudam a construir uma imagem irônica e contemporânea do cisne. A obra é auto-biográfica e apresenta por meio de metáforas o conflito da diretora Cynthia Domenico, como artista crossmidia: “estar em todas as linguagens é estar onde mesmo?” Uma colagem de referências pops e clássicas, onde o conto-de-fadas “O Patinho Feio”, assim como musicas de Billy Idol e Celine Dion ajudam a construir um auto-retrato metafórico.

A obra propões uma experiência de ruptura ao público. Ruptura de ordens institucionais, na medida em que estabelece uma nova ordem ao espaço da piscina publica, com suas regras e formas de usar o corpo. Ruptura de experiência estética, uma vez que a obra se apresenta como experiência interativa, não mais como espetáculo, experiência onde o campo relacional é expandido e o corpo do observador interfere no corpo do artista e vice-versa.

A obra rompe o tradicional espaço-plateia, e vai além de convidar o publico a compartilhar o palco (aproximação), mas se instala no lugar do publico. O publico, em seu espaço por direito, vê a obra acontecer de dentro dela. Em Devaneios de uma Nadarina, a arte entra na vida e expõe seu modus operandi a partir das rupturas de regras sociais propostas pelos bailarinos.

Este espaço com regras estabelecidas em nome da segurança de seus usuários (não pular na agua, não correr nas bordas, regras de uso de vestuário) têm a lógica de seu uso invertido pela ação realizada. A arte aqui é, essencialmente, politica. O publico tem sua percepção ativada a partir do estranhamento. No inicio da ação, tem uma confusão entre real e imaginário, que aos poucos vai se confirmando como uma ação artística, ou então, devaneio estético. Direção e concepção: Cynthia Domenico; Performance: Thais Ushirobira; Trilha Sonora: Guilherme Chiappetta; Produção: Heloisa Sobral / Muda Práticas.

Continua a Mostra gratuita ‘Jidaigeki – Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal’, com exibições de mais quatro filmes dirigidos por Akira Kurosawa, cujos cenários são o Japão do período feudal, que se iniciou por volta de 1190 e durou mais de 700 anos. Além de seu valor como registro histórico da cultura japonesa, os filmes também são um interessante retrato da maturação artística de Kurosawa e da criação de seu estilo cinematográfico. Mediação de Vanderlei Mastropaulo, pesquisador de cinema e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM-USP.

Para participar, retire seu ingresso com uma hora de antecedência na Ilha de Atendimento. Trono Manchado de Sangue(1957), na terça dia 17, às 19h30, traz no elenco Toshiro Mifune, Akira Kubo e Yoichi Tachikawa. Na produção, dois comandantes dos castelos do Japão, após defenderem seu senhor na gerra, retornam para suas casas, quando se deparam com um espírito que prediz o futuro de ambos. Já na quarta, dia 18, às 19h30, A Fortaleza Escondida (1958) traz como fundo de pano o Japão do século 16. A caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo.

A vivência Flores Nativas Em Casa dia 18, das 14h às 16h, traz a Fubá Educação Ambiental para um bate-papo sobre o cultivo de plantas nativas em ambientes urbanos, as vantagens da composteira doméstica e as interações com os animais polinizadores, seguido de oficina para a construção de uma floreira, auto irrigável e feita em garrafas de vidro reaproveitadas. Atividade gratuita e aberta ao público para maiores de 13 anos. Para participar, necessário inscrição na Ilha de Atendimento com 30 minutos de antecedência. Trazer uma garrafa de vidro para a atividade.

Motivado pelo tema ‘O esporte que te importa’, a 22ª edição do Sesc Verão já começou em todas as unidades do Sesc São Paulo. Em 53 dias de muito esporte para todos os públicos e idades, o Sesc Campinas incentiva à prática da atividades físicas de forma permanente e contínua nas ações que todo o Sesc São Paulo desenvolve, dessa vez, colocando destaque no Esporte e nas modalidades esportivas. O Jardim Esportivo se transforma em um local de possibilidades para quem quer se exercitar. Para as crianças de 3 a 12 anos, o esporte também será a atração do Sesc Verão 2017. O projeto Férias Esportivas acontece em três turmas: aos domingos para os pequenos entre 3 e 6 anos e durante a semana para crianças de 6 a 10 anos e de 11 a 12 anos. As inscrições são gratuitas e acontecem na Ilha de Atendimento.

Traquinagens, todas as quartas e quintas, propõe uma vivência de brinquedos e brincadeiras da cultura da infância. Solte sua criatividade e participe do momento ao lado das educadoras do Espaço de Brincar. Atividade gratuita.

O grupo Matula Teatro está a frente da mediação de leitura Lê Pra Mim. Proposta é estimular a leitura, o convívio e apresentar o acervo da biblioteca do Sesc Campinas. Atividade gratuita todas as terças das 13h às 17h.

Com Nelson de Oliveira, Criação Literária – Viagens Imaginárias aborda uma série de exercícios e reflexões relacionados a viagens turísticas, exploratórias, sentimentais, migratórias, fantasiosas ou surrealistas, a muitos lugares reais ou imaginários, pitorescos ou misteriosos, do presente, do passado ou do futuro. Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento. Atividade gratuita, direcionada para maiores de 16 anos.

SERVIÇO
Havendo necessidade operacional ou razão de força maior, horários, datas, locais, entre outros, poderão ser alterados ou cancelados.

Dia 17 – Terça-feira

9h às 21h :: esportes :: JARDIM ESPORTIVO
O Jardim do Galpão se transforma em um local de possibilidades para quem quer experimentar uma série de modalidades esportivas. Do basquete ao badminton, passando pela ginástica e o atletismo, muitas opções para quem quer experimentar os gestos esportivos e quem sabe, encontrar sua modalidade preferida.
Classificação etária: Livre.
Local: Jardim do Galpão.
GRÁTIS

9h às 10h30 :: férias esportivas :: de 6 a 10 anos :: TURMA 1
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 6 a 10 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

10h30 às 12h :: férias esportivas :: de 11 a 12 anos :: TURMA 1
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 11 a 12 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

13h às 17h :: literatura :: LÊ PRA MIM
Com Grupo Matula Teatro. Mediação de leitura para crianças e adultos com objetivo de estimular a leitura, o convívio e apresentar o acervo da biblioteca do Sesc Campinas.
Local: Biblioteca.
Classificação: Livre.
GRÁTIS

14h às 15h30 :: férias esportivas :: de 6 a 10 anos :: TURMA 2
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 6 a 10 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

15h30 às 17h :: férias esportivas :: de 11 a 12 anos :: TURMA 2
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 11 a 12 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

19h às 21h :: literatura :: CRIAÇÃO LITERÁRIA – VIAGENS IMAGINÁRIAS
Inscrições na Central de Atendimento. Com Nelson de Oliveira. A oficina aborda uma série de exercícios e reflexões relacionados a viagens turísticas, exploratórias, sentimentais, migratórias, fantasiosas ou surrealistas, a muitos lugares reais ou imaginários, pitorescos ou misteriosos, do presente, do passado ou do futuro.
Local: Sala de Atividades 1.
Classificação: 16 anos.
GRÁTIS

19h30 :: cinema e vídeo :: TRONO MANCHADO DE SANGUE
Retirada de ingresso com uma hora de antecedência na Ilha de Atendimento. (Kumonosu-jô. Japão, 1957, 110 minutos. Direção: Akira Kurosawa). Washizu é um comandante que, após uma batalha, ouve uma profecia de que se tornará senhor de um castelo. Incentivado pela sua esposa, ele começa a agir para transformar a profecia em realidade.
Classificação etária: 14 anos.
Local: Teatro.
GRÁTIS

Dia 18 – Quarta-feira

9h às 21h :: esportes :: JARDIM ESPORTIVO
O Jardim do Galpão se transforma em um local de possibilidades para quem quer experimentar uma série de modalidades esportivas. Do basquete ao badminton, passando pela ginástica e o atletismo, muitas opções para quem quer experimentar os gestos esportivos e quem sabe, encontrar sua modalidade preferida.
Classificação etária: Livre.
Local: Jardim do Galpão.
GRÁTIS

10h30 às 11h30 :: criança :: TRAQUINAGENS
Com educadoras do Espaço de Brincar. Vivência de brinquedos e brincadeiras da cultura da infância.
Classificação etária: Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.
Local: Espaço de Brincar
GRÁTIS

14h :: idosos :: FLORES NATIVAS
Inscrição na Ilha de Atendimento com 30 minutos de antecedência. Com a Fubá Educação Ambiental. Bate-papo sobre o cultivo de plantas nativas em ambientes urbanos, as vantagens da composteira doméstica e as interações com os animais polinizadores, seguido de oficina para a construção de uma floreira, auto irrigável e feita em garrafas de vidro reaproveitadas. Trazer garrafa de vidro.
Classificação etária: A partir de 13 anos.
Local: Sala de Atividades 4.
GRÁTIS

14h às 15h30 :: férias esportivas :: de 6 a 10 anos :: TURMA 3
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 6 a 10 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

15h30 às 17h :: férias esportivas :: de 11 a 12 anos :: TURMA 3
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 11 a 12 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

19h30 :: cinema e vídeo :: A FORTALEZA ESCONDIDA
Retirada de ingresso com uma hora de antecedência na Ilha de Atendimento. (Kakushi-toride no sanakunin. Japão, 1958, 139 minutos. Direção: Akira Kurosawa). Dois aldeões gananciosos aceitam escoltar um homem e uma mulher através de território hostil, em troca de dinheiro. O que eles não sabem é que seus contratantes são uma princesa fugitiva e um famoso comandante militar.
Classificação etária: 14 anos.
Local: Teatro.
GRÁTIS

20h30 :: dança :: DEVANEIOS DE UMA NADARINA
Acesso local: público com a credencial plena, exame dermatológico válidos e traje de banho. Para demais interessados, o espetáculo pode ser assistido da galeria superior da piscina. A coreografia dialoga com o balé O Lago dos Cisnes e conta com uma versão contemporânea da composição de Tchaikovsky. A apresentação é construída a partir de duas técnicas corporais: o balé clássico e a natação e busca por meio de procedimentos simples criar uma corporalidade original.
Classificação etária: Livre.
Local: Piscina.
GRÁTIS

Dia 19 – Quinta-feira

9h às 21h :: esportes :: JARDIM ESPORTIVO
O Jardim do Galpão se transforma em um local de possibilidades para quem quer experimentar uma série de modalidades esportivas. Do basquete ao badminton, passando pela ginástica e o atletismo, muitas opções para quem quer experimentar os gestos esportivos e quem sabe, encontrar sua modalidade preferida.
Classificação etária: Livre.
Local: Jardim do Galpão.
GRÁTIS

9h às 10h30 :: férias esportivas :: de 6 a 10 anos :: TURMA 1
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 6 a 10 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

10h30 às 12h :: férias esportivas :: de 11 a 12 anos :: TURMA 1
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 11 a 12 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

14h às 15h30 :: férias esportivas :: de 6 a 10 anos :: TURMA 2
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 6 a 10 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

15h30 às 17h :: férias esportivas :: de 11 a 12 anos :: TURMA 2
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as crianças não vão ficar paradas! O esporte vai ser o tema das atividades desenvolvidas nas Turmas de Férias do Sesc Campinas.
Classificação etária: De 11 a 12 anos.
Local: Ginásio.
GRÁTIS

16h às 17h :: criança :: TRAQUINAGENS
Com educadoras do Espaço de Brincar. Vivência de brinquedos e brincadeiras da cultura da infância.
Classificação etária: Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.
Local: Espaço de Brincar
GRÁTIS

20h30h :: música :: CLARICE ASSAD E ANDRÉ MUATO – TRIBUTO A MILTON NASCIMENTO
Ingressos à venda no portal sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das Unidades do Sesc. O duo de piano, violão de 8 cordas e voz apresenta repertório de composições de Milton Nascimento. A carioca Clarice Assad, radicada nos EUA, é compositora, arranjadora, bandleader, cantora e pianista. Foi indicada ao Grammy e já recebeu vários prêmios. André Muato é violonista e compositor.
Classificação etária: Livre.
Local: Teatro.
Valores: R$5,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)], R$ 8,50 [aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 17,00 [demais interessados]. Inscrições na Central de Atendimento. A participação na atividade demanda aquisição de material individual a ser informado pelo professor no primeiro encontro.

Deixe um comentário