Notícias

Ecoférias na Mata Santa Genebra promove atividades para a criançada

Compartilhar

Cerca de 30 crianças participaram nesta quinta-feira, 19 de janeiro, da 20ª edição do projeto Ecoférias na Mata Santa Genebra, da Fundação José Pedro de Oliveira. O tempo nublado não impediu que a meninada, entre sete e 12 anos, fizesse uma trilha para conhecer os vários aspectos da Mata até o Borboletário.

Participando do projeto, as crianças passam as tardes em várias atividades que incluem dinâmicas, jogos e brincadeiras. Além da diversão, o programa permite que as crianças entendam, de forma lúdica, a importância da Mata de Santa Genebra e demais remanescentes florestais para a conservação da biodiversidade da região.

Como o tema desta edição são as Aves, os pequenos têm a chance de conhecer também um pouco da biologia e ecologia dos pássaros. Os conhecimentos são transmitidos por meio de brincadeiras, como a de descobrir a alimentação de cada espécie, construir ninhos e entender qual a função deles.

Nesta quinta, com a estiagem, a criançada teve a oportunidade de percorrer a trilha até o Borboletário e estudar as fases de vida das borboletas. Logo em seguida, participaram de uma atividade para identificação do canto dos pássaros.

Para o biólogo, Cristiano Krepsky, o mais importante do projeto é despertar o interesse dos meninos pela natureza e sua conservação: “Queremos que eles desenvolvam afeto em relação à Mata e, a partir disso, procurem se informar mais sobre a biodiversidade e, no futuro, ajudem na conservação da área.”

Para encerrar as atividades, no sábado, dia 21 de janeiro, as crianças farão uma caminhada matinal pela área da Mata, com a participação dos pais e responsáveis.

fotos: Toninho Oliveira

Deixe um comentário