Notícias

Thiago Ferrari assume a presidência da Fundação José Pedro de Oliveira

Compartilhar

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, deu posse nesta quinta-feira, 19 de janeiro, ao novo presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Thiago Ferrari. A Fundação é responsável pela administração da Mata de Santa Genebra, maior floresta urbana da RMC. Ferrari já havia sido empossado no dia 1º de janeiro, junto com os demais secretários e presidentes de autarquias.

Além dos funcionários da Fundação, participaram autoridades municipais e da região e também José Pedro de Oliveira Souza, neto de Jandyra Pamplona de Oliveira, que concretizou a doação da mata ao município em 1981.

Segundo o prefeito, a escolha do presidente foi muito consciente e levou em consideração seu currículo e atuação. “O Thiago fez Gestão Pública, fez pós-graduação em Políticas Públicas na Unicamp, foi professor de Gestão Pública, ou seja, é uma pessoa preparada. Além disso, na atividade parlamentar, ele também se dedicou muito a essa área ambiental. Estamos colocando aqui uma pessoa que tem tudo para fazer um bom trabalho”, afirmou.

Thiago Ferrari destacou o trabalho e o profissionalismo dos funcionários que compõem a equipe da Fundação. “Gostaria de compartilhar com as pessoas que nesses 10 dias que eu estou aqui, eu fiz uma imersão na Fundação e algumas coisas me surpreenderam, entre elas o comprometimento da equipe, que está envolvida nos projetos e que realmente tem noção do valor que este trabalho representa”, disse.

Ferrari também ressaltou a importância de divulgar as ações e pesquisas que são realizadas no local para aproximar a comunidade da Mata. “Todo mundo em Campinas já ouviu falar da Mata, mas poucas pessoas conhecem a Mata. A gente precisa trazer as pessoas para conhecerem a Mata, para se sentirem pertencentes à Mata, para terem a noção do que este espaço representa não só para Campinas, mas para o Brasil”, concluiu.

Exposição de fotos

Durante o evento também foi lançada a exposição de fotos “Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra: conhecer para preservar”. A mostra conta com cinco paineis de 3,40m x 2,30m, que retratam o histórico da Fundação da Arie, sua diversidade, fauna e atividades desenvolvidas.

A exposição integra o programa “A mata vai …”, que existe há mais de 15 anos e tem como objetivo difundir informações sobre a unidade de conservação, buscando apoio junto à sociedade civil para a preservação da Mata.

A mostra seguirá na próxima semana para o Paço Municipal, onde permanecerá por 10 dias. Além disso, a Fundação está negociando para que a exposição também passe por shopping de Campinas.

A Fundação

A Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9Km. É uma unidade de conservação federal com grande diversidade de fauna e flora nativa.

A área foi doada para o município em 1981 por Jandyra Pamplona de Oliveira, após a morte de seu marido, José Pedro de Oliveira.

Por ser uma Unidade de Conservação Federal (UCF), a ARIE Mata de Santa Genebra é subordinada ao Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

fotos: Fernanda Sunega

Deixe um comentário