Cultura

Abertura do Festival de Música Contemporânea Brasileira tem Hermeto Pascoal e Edson Zampronha

Compartilhar

Abertura do Festival de Música Contemporânea Brasileira tem bate papo intimista com Hermeto Pascoal e Edson Zampronha

A abertura oficial do IV Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) ocorre no dia 15 de março, às 20h30, no Auditório Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas, com um concerto e um bate papo com dois gênios da música contemporânea brasileira: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, homenageados desta edição.

A programação completa do FMCB vai de 14 a 18 de março com atividades diversas na Unicamp, Boldrini, Instituto CPFL e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com apresentações de projetos artísticos e acadêmicos, mesas redondas, recitais comentados pelos homenageados e homenagens aos compositores. O Festival tem entrada gratuita e é aberto ao público em todas as atividades.

O Festival tem ainda um caráter de responsabilidade social, e no dia 14, realiza uma mostra beneficente no Centro Infantil Boldrini, hospital referência no cuidado a crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e doenças do sangue.

Hermeto Pascoal

A abertura promove não só a apresentação de obras dos homenageados, mas também a oportunidade de um diálogo intimista entre plateia e os compositores. Durante esse bate papo, os homenageados Edson Zampronha e Hermeto Pascoal abrem uma oportunidade única de interação da plateia com artistas, onde os presentes além de conhecerem mais sobre as inspirações dos compositores poderão fazer perguntas diretamente a eles. Para completar o evento, o Grupo Tectum se apresenta em uma homenagem a Edson Zampronha e depois será a vez do grupo Quatro a Zero prestar homenagem a Hermeto Pascoal.

Edson Zampronha

Para participar, o público precisa retirar seus ingressos no local uma hora antes do evento (2 por pessoa). O instituto CPFL fica na Rua de Figueiredo Corrêa, 1632, na Chácara Primavera, em Campinas.

Para acompanhar a programação do FMCB, o público pode também participar e prestigiar as atividades que serão realizadas na Unicamp, com apresentações dos projetos artísticos e acadêmicos selecionados pelo Comitê Científico do Festival. No local, também haverá mesas-redondas com especialistas que se debruçam sobre as obras dos homenageados e irão debater as criações destes compositores. Outro destaque na programação são os recitais comentados, que estão agendados no Teatro Castro Mendes, em que Pascoal e Zampronha irão ao mesmo tempo tocar e dar detalhes sobre as composições, as produções e inspirações destas obras. Para o encerramento, está previsto um concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que traz novamente os homenageados para comentarem as obras que serão executadas.

Programação de abertura

Concerto de abertura
15 de março de 2017
Horário: 20h30
Local: Auditório Umuarama, Instituto CPFL
Bate-papo com Edson Zampronha e Hermeto Pascoal

Homenagem a Edson Zampronha
Grupo Tectum
Homenagem a Hermeto Pascoal
Quatro a Zero

Serviço:
IV Festival de Música Contemporânea Brasileira

Data: de 14 a 18 de março de 2017
Locais:
– Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas
– Centro Infantil Boldrini: R. Dr. Gabriel Porto, 1270 – Cidade Universitária – Campinas
– Instituto CPFL: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera – Campinas
– Teatro Municipal “José de Castro Mendes”: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas

Deixe um comentário