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Com rallycross e cross-country, Mitsubishi Cup abre temporada no Autódromo Velo Città

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Rali de velocidade mais tradicional do Brasil traz novidades que empolgam duplas e o público presente em Mogi Guaçu (SP)

A 18ª temporada da Mitsubishi Cup começou com tudo no dia 1 de abril. Além de duas provas de rali cross-country de velocidade, em um trajeto de 32km em meio à cana-de-açúcar cheio de desafios, as duplas encararam uma disputa emocionante de rallycross no Autódromo Velo Città – a modalidade, inédita, mescla asfalto e terra em pegas com carros lado a lado.

A temporada 2017 marca a estreia de Carlos Eduardo Sachs como diretor de prova. Em seu currículo, 17 anos na organização do Rally dos Sertões, maior competição off-road do Brasil, e também do tradicional Rally dos Amigos, além de participações como navegador no Rally Dakar, no Campeonato Brasileiro e na própria Mitsubishi Cup. “É uma satisfação ser diretor técnico do melhor campeonato do Brasil”, fala Du Sachs. “As duplas podem esperar muita navegação nessa temporada, provas prazerosas sempre e, claro, prezando pela segurança das duplas. É cross-country e o navegador terá um papel sempre muito importante”.

Além da Mitsubishi Cup, o Autódromo Velo Città foi palco de outros dois ralis, realizados simultaneamente neste sábado: o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e o de estratégia e tarefas Mitsubishi Outdoor. Participantes, famílias, amigos e convidados puderam assistir bem de perto a disputa do rallycross, e empolgaram-se com os carros de rali correndo lado a lado e fazendo ultrapassagens emocionantes. “Foi de arrepiar. O prazer é esse: participamos do primeiro rallycross do Brasil, e foi fantástico”, ressalta Sachs.

Campeões da etapa
Na categoria L200 Triton ER Master, Thiago Rizzo e Leonardo Magalhães venceram. “A prova mudou bastante, tivemos que confiar na navegação e acelerar mais. Teve muito buraco e lombas… O nível técnico subiu muito esse ano. E o rallycross foi show de bola, uma adrenalina fora do normal, bem divertido”, fala Rizzo. “Fizemos um trabalho legal. São desafios novos e que exigem muito mais do conjunto”, completa Leonardo.

Podio da categoria L200 Triton ER Master (foto-Tom Papp)

Já na L200 Triton ER, Alessandro Cesar Tozoni e Gilze Araújo levaram a melhor. “Na primeira especial voltamos às origens do rali: uma pista trabalhosa, piso não tão limpo, mais cross-country mesmo. E ainda brincamos um pouco no rallycross: a adrenalina vai a mil”, fala Alessandro. “A gente se divertiu muito, mesmo errando na primeira prova. Mudamos a estratégia e fizemos o que sabemos fazer”, explica Gilze.

Podio da categoria L200 Triton ER (foto-Tom Papp)

Na nova categoria L200 Triton Sport RS, novidade do ano no grid, Rodrigo Meinberg e Luis Felipe Eckel foram os melhores. “Tivemos que nos adaptar: a primeira volta foi para entender, porque o rali ficou mais cross-country”, explica o navegador. “Foi uma prova bem gostosa, exigiu muito de navegação e bastante da pilotagem, com tocada mais estratégica”, fala Rodrigo. “Tem um terço de contribuição de cada um: do piloto, do navegador, e da equipe.”

Podio da categoria L200 Triton Sport RS (foto-Tom Papp)

A bordo do ASX RS, Vitor José Muench e Jorge Adriano Peters aceleraram fundo e garantiram a vitória. Em 2016, a dupla foi vice-campeã na categoria TR4 ER e este ano estrearam no veículo novo. “O carro é totalmente diferente, forte e rápido, tem que aprender. E a gente se dedica ao trabalho: treina, vai pra pista, faz academia, cuida da alimentação. É um preparo todo”, conta Vitor. “Fiquei muito feliz, a dedicação traz resultado.”

Podio da categoria ASX RS (foto-Tom Papp)

Já na Pajero TR4 ER, Marcos Chueda e Luiz Afonso Poli foram os vencedores das três provas do dia e fecharam a etapa com chave de ouro. “Teve a surpresa do rallycross, uma experiência totalmente diferente, que a maioria gostou. Estamos contentes porque trabalhamos há um tempo e hoje chegamos ao objetivo”, completa. “Precisamos nos adaptar ao novo estilo de navegação, aperfeiçoar o entrosamento, mas hoje acertamos. Foi show!”, comemora Poli.

Podio da categoria TR4 ER (foto-Tom Papp)


Muitas novidades em 2017

Em 2017, a Mitsubishi Cup chega a sua maioridade com várias novidades, que deixarão o campeonato ainda mais disputado e imprevisível. “É impossível pensar na Mitsubishi Motors sem pensar na Mitsubishi Cup. As competições fazem parte do DNA da marca e são importantes para o desenvolvimento e aprimoramento de toda a nossa linha de veículos. Sempre vamos buscar novidades para aperfeiçoar o nosso campeonato e continuar a proporcionar uma experiência única para quem ama o off-road”, explica Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil (foto-Álvaro Jr.)

Nesta 18ª temporada, serão realizadas sete etapas em que, além do cross-country de velocidade e do rallycross, disputado nessa primeira data, as duplas formadas por pilotos e navegadores enfrentarão também provas de endurance cross-country, com maior quilometragem e tempo; endurance em terródromo, “time attack” em kartódromo, com disputas de tempo, e ainda uma especial noturna.

A temporada 2017 marca também a estreia de dois novos modelos: a L200 Triton Sport RS e o ASX RS 2017. A picape é o veículo mais rápido preparado pela Mitsubishi Motors a participar da Mitsubishi Cup, e está apto para correr o Rally dos Sertões nas categorias Protótipo ou Pró-Brasil. Já o ASX RS 2017, veículo homologado junto à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para a Mitsubishi Cup, para o Campeonato Brasileiro e para o Rally dos Sertões, na categoria Production, tem carroceria nova e 194 cavalos de potência.

Galeria de Fotos
fotos: Álvaro Jr.

Sobre a Mitsubishi Cup
A Mitsubishi Cup já realizou mais de 130 etapas e 400 provas de rali cross-country de velocidade desde sua criação, em 2000. Os carros participantes são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida. Já são mais de 500 unidades entregues e a marca continuará, em 2017, vendendo os modelos ASX RS, L200 Triton Sport RS e L200 Triton ER, homologados para os principais campeonatos de rali do Brasil, inclusive o Rally dos Sertões. Neste ano, a competição conta com cinco categorias: L200 Triton Sport RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS e Pajero TR4 ER.
Os veículos preparados para competição estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais.
A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Petrobras, Axalta, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios e Made in Silk.

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