Segunda edição da Helvetia Fest acontece no sábado, 22

Compartilhar

A Colônia Helvetia – Indaiatuba/SP, realiza no dia 22 de abril, sábado, a segunda Edição da Helvetia Fest, festa esta que marca a fundação de Helvetia. Em sua segunda edição este ano ela comemora os 40 anos de fundação do Grupo de Danças Folclóricas de Helvetia o TanzGruppe Helvetia.

Os pratos típicos são todos preparados pela equipe de voluntários. São eles: o Schüblig mit Manioka (salsichão vermelho com mandioca), Cervela e Bratwurst (salsichões), Bauerbratwurst ou Kalbsbratwurst mit Rösti (salsichões camponês e vitela com batata grelhada), Käsekuchen (torta de queijo), ), Spätzli (Goulash e repolho roxo e purê de maçã), Maniokasuppe mit Bacon (Sopa de mandioca com bacon, Kartoffelpuffer (com recheio de requeijão), Croquetes Berna (Gorgonzola, e carne Seca com mandioca), Cafézinho, Bananenstrudel (massa folhada recheada com doce de banana), Sucos, Refrigerantes, Cerveja e os doces Stalden.

Nas atrações tem as apresentações folclóricas de danças típicas suíça de Helvetia e grupos convidados de etnias-irmãs alemã de Friburgo Campinas/SP, alemã Grupo Germânico Bohmerwald de São Bento do Sul e Grupo Jäger Volkstanzgruppe também de São Bento do Sul. Ocorrerá um desfile que contará a história do grupo durante esses 40 anos. Na música a Banda Schnapsmuisig de Helvetia e o coral de Jodler que irão cantar a missa. Depois da missa a partir das 19hs45min terá o início do baile, com a Banda “Die Lustigen Musikanten” com Rodrigo Kienen de Blumenau/SC, durante o baile a competição de Chopp de Metro, com prêmios para os campeões.

Tanzgruppe Helvetia
O Tanzgruppe Helvetia foi fundado em 1977, por 11 meninas descendentes da colônia. As primeiras coreografias foram feitas em cima de passos de balé e a primeira apresentação foi na I Festa da Tradição. Em 1987, por conta das comemorações dos 100 anos de fundação da Colônia Helvetia, que seria comemorada no ano seguinte a Sra. Maria Auxiliadora Amstalden, uma das fundadoras, foi buscar em São Bento do Sul – SC, conhecimento juntamente aos grupos de danças germânicas. A Sra. Mônica Michalski, integrante e coordenadora de um dos grupos do sul, se colocou a disposição do Tansgruppe Helvetia e passou alguns dias em Helvetia ensinando os interessados as suas danças. Depois da experiência com a Sra. Mônica e vendo o quanto produtivo havia sido, a diretoria da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe entrou em contato com o consulado Suíço em SP, e através do Sr. Cônsul conseguiram trazer da suíça o casal Anne Maria e Martin Wey. Esses estiveram em Helvetia em 1993, 1995 e 2001. Muito foi aprendido. Hoje o Tanzgruppe Helvetia conta com mais 80 integrantes com idade entre 4 e 82 anos, onde já se apresentaram em Arequipa, no Perú em 1997 e na Suíça em 2010. Fora os mais tradicionais eventos folclóricos que acontecem em Indaiatuba, Campinas, São Paulo e em São Bento do Sul – SC.

A principal característica da festa é manter a comunidade ativa e para isso conta com a união e o trabalho voluntário dos seus membros. A renda arrecadada é destinada a Sociedade, em prol de manutenção/preservação patrimonial e cultural e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Helvetia e suas atividades de promoção humana. As festas de Helvetia são conhecidas também pelo seu ambiente tradicional e familiar, e a Festa da Tradição vem em encontro com a ideia de uma festa para reunir a família.

Serviço:
Helvetia Fest

A Colonia Helvetia comemora 129 anos de fundação por imigrantes suíços.
A festa inicia no sábado 22 de abril às 11h30 e encerra com o baile a 00h00.
A entrada da festa é livre e conta com estacionamento oficial com seguro, no valor de R$ 20,00 por veículo/moto.
Esta é somente a primeira Festa da Colônia neste ano e seguida terá no dia 17 de junho a tradicional Festa Junina e nos dias 29 e 30 de julho a Festa da Tradição.

Deixe uma resposta