Cultura

Obras de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral em exposição no SESI

Compartilhar

Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral e outros grandes artistas compõem Um Presente para Ciccillo, com curadoria de Denise Mattar. O conjunto de 38 obras, cedido pela Fundação Marcos Amaro, foi criado em homenagem a Francisco Matarazzo. A visitação é gratuita.

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta entre 30 de junho a 19 de agosto, no SESI Campinas Amoreiras, a exposição Um presente pra Ciccillo. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra é composta por obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros, entre eles: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Victor Brecheret e Geraldo de Barros. A visitação é gratuita e tem classificação livre.

As 48 obras da exposição, entre desenhos, aquarelas e gravuras, são as mesmas que originalmente compuseram um álbum que foi elaborado especialmente para presentear Ciccillo Mattarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). Ciccillo e sua esposa Yolanda Penteado revolucionaram a arte brasileira. Juntos criaram o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Bienal de São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédiae a Cia Cinematográfica Vera Cruz.

O corpo principal do álbum é constituído por representantes do primeiro modernismo, do Grupo Santa Helena, da Família Artística Paulista e do Grupo dos 19, traçando um panorama da arte brasileira. O período enfocado – dinâmico, criativo e de grande otimismo – tem uma doce memória para os mais velhos e um grande apelo para os mais jovens, permitindo um amplo projeto educativo.

O álbum foi entregue em 16 de novembro de 1953, em meio à realização da II Bienal Internacional de São Paulo, por Oscar Pedroso d’Horta, que resolveu articular essa homenagem procurando dar a ela um caráter mais íntimo e carinhoso.
Esse conjunto das obras foi cedido pela Fundação Marcos Amaro para a exposição no Espaço Galeria do SESI-SP, com o objetivo de expandir a cultura para o interior paulista.

Os artistas
Dentre os 48 artistas destacam-se: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Francisco Rebolo, Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Samson Flexor, Bruno Giorgi, Victor Brecheret, Carybé, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann e Geraldo de Barros.

Sobre o Projeto Espaço Galeria
Um presente para Ciccillo faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Algumas Obras


Tarsila do Amaral (1886-1973), Sem título.
Dimensão: 33,3 x 49,5 cm


Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976), Sem título, 1953.

Serviço
Local: SESI Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450
(Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP
Período expositivo: de 30 de junho a 19 de agosto de 2017 – de terça a sábado, das 9h às 20h; exceto feriado.
Informações e agendamento para visitas educativas:
(19) 3772-4183
Entrada gratuita

Deixe um comentário