CulturaNotícias

Os versos de Guilherme de Almeida movimentam a cidade de 4 a 11 de julho

Compartilhar

O “príncipe dos poetas” Guilherme de Almeida, um dos nomes mais expressivos da produção literária brasileira, nascido em Campinas, e que continua a inspirar a nova geração, terá uma semana inteira com vasta programação que revisita sua vida e obra. As atividades acontecem de 4 a 11 de julho, sempre com entrada gratuita. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Setorial de Bibliotecas, em parceria com uma comissão formada por entidades e academias da cidade.

A novidade desta edição foi o concurso de poesias que envolveu 700 alunos do 9º ano de 15 escolas municipais. Após encontros sobre Guilherme de Almeida, foram motivados a criar suas poesias. A premiação acontece na abertura da Semana, na terça-feira, 4, às 14h, no Teatro Castro Mendes. Os cinco melhores autores receberão certificado de Honra ao Mérito, pelas Secretarias de Cultura e Educação, medalhas pelo Centro de Ciências, Letras e Artes, ingressos para a Orquestra Sinfônica de Campinas. O primeiro colocado terá sua poesia publicada na 11º antologia do Portal do Poeta Brasileiro (editora Iluminatta).

A Semana reservou, ainda, a palestra da professora Maria Eugenia Boaventura, da Unicamp, no dia 3, às 20h, na pré-abertura, na Academia Campinense de Letras.

O Projeto “Leve, Leia e Liberte”, da Biblioteca “Ernesto Manoel Zink”, também irá movimentar a maratona literária. Serão deixados alguns pacotes em locais públicos da cidade contendo livros de literatura adulta e infantil, HQs e haikais (forma de escrever poesia, adotado por Guilherme de Almeida, quando teve proximidade com a comunidade japonesa), doados pelo Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas.
Para quem encontrar um pacote, a ideia é que usufrua da leitura e deixe o material em outro local público da cidade para que outra pessoa faça o mesmo. A ação vai criar uma rede de leitura na cidade, como forma de incentivo à prática da leitura.

Entre outras atividades, o público poderá participar, na quinta, 6, da distribuição de livros de literatura do projeto “Leve, Leia e Liberte”, na praça Guilherme de Almeida, às 10h, com apresentação da Banda do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania Patrulheiros e dos integrantes da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL), declamações poéticas e ações de “poesias na bandeja” pelo Portal do Poeta Brasileiro, além da participação do ônibus biblioteca com visita monitorada.

Príncipe dos Poetas
Guilherme de Almeida, poeta e ensaísta, nasceu em Campinas, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, em 11 de julho de 1969. Filho do jurista e professor de Direito Estevam de Almeida, estudou nos ginásios Culto à Ciência, de Campinas, e São Bento e Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, onde colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1912. Dedicou-se à advocacia e à imprensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi redator de O Estado de São Paulo, diretor da Folha da Manhã e da Folha da Noite, fundador do Jornal de São Paulo e redator do Diário de São Paulo.

A publicação do livro de poesias Nós (1917), iniciando sua carreira literária, e dos que se seguiram, até 1922, de inspiração romântica, colocou-o entre os maiores líricos brasileiros. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, fundando depois a revista Klaxon. Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária, através de conferências e artigos, adotando a linha nacionalista do Modernismo, segundo a tese de que a poesia brasileira “deve ser de exportação e não de importação”. Os seus livros Meu e Raça (1925) exprimem essa orientação fiel à temática brasileira.

A sua entrada na Casa de Machado de Assis significou a abertura das portas aos modernistas. Formou, com Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia e Alceu Amoroso Lima, o grupo dos que lideraram a renovação da Academia. Em concurso organizado pelo Correio da Manhã foi eleito, 16 de setembro de 1959, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”.
Foi membro da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela e do Instituto de Coimbra. Traduziu, entre outros, os poetas Paul Géraldy, Rabindranath Tagore, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e, ainda, a peça “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre.

O acervo pessoal do poeta pode ser consultado no Cedae/IEL Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e exposição e algumas obras na Biblioteca Ernesto Manoel Zink.

Programação da SEMANA GUILHERME DE ALMEIDA

03 de Julho – Segunda-feira Horário: 20h
Pré-abertura
Palestra: Guilherme de Almeida e o Modernismo
Palestrante Profa. Drª Maria Eugenia Boaventura – Unicamp
Local: ACL – Academia Campinense de Letras
Rua Marechal Deodoro, 525 – Centro – Telefone: 3231.2854

04 de Julho – Terça-feira Horário: 14h
Premiação do Concurso Estudantil de Poesia Guilherme de Almeida
• Apresentação da Banda EsPecex
• Coreografia “Poema Concreto” – Academia Karen Righetto Ballet – coreógrafa Juliana Hadler
• Apresentação artística – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL)
• Declamações de Poesias – Poetas Lisa França e Tércio Stal
• Premiação do Concurso
Local – Teatro Castro Mendes
Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial

06 de Julho – Quinta-feira Horário: 9h
Homenagens a Guilherme de Almeida
• Apresentação da Banda do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC) Patrulheiros
• Declamações Poesias e Poesia na Bandeja – Portal do Poeta Brasileiro
• Apresentação artística – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL)
• Varal e balões de Poesia
• Doação de livros – Projeto “Leve, Leia & Liberte”
• Visita monitorada ao ônibus Biblioteca
Local – Praça “Guilherme de Almeida”
Av. Francisco Glicério – em frente ao Palácio da Justiça – Fórum

08 de Julho – Sábado Horário: 15h30
Solenidade em homenagem a Guilherme de Almeida
Local – Academia Campineira de Letras e Artes
R. Dr. Mascarenhas, 412 – Centro – Telefone: 98874-8498

09 de Julho – Domingo Horário: 9h
Solenidade Cívico Militar – Revolução de 32
Local: Praça dos Voluntários de 32
Av. da Saudade. s/n – Ponte Preta – Cemitério da Saudade

11 de Julho – Terça-feira Horário: 20h
Sessão Solene “Medalha Guilherme de Almeida”
• Recital – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL)
Local: Câmara Municipal de Campinas – Plenário José Maria Matozinho
Av. Eng.º Roberto Mange, 66 – Ponte Preta – Telefone: 3736-1300

Durante toda a semana 04 a 11 de Julho

Horário: 9h às 17h
Exposição sobre Guilherme de Almeida
Local: Biblioteca Ernesto Manoel Zink
Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro – Telefone: 2116-0423

Horário: 10h e 15h
Curta Metragem “Os Hai-kais do Príncipe”, filme de Maurício Squarisi
Local: Biblioteca Pública Infantil “Monteiro Lobato”
Praça Samuel Wainer – Bosque dos Italianos
Rua Albano de Almeida Lima, s/n – Telefone: 3234-2613

Deixe um comentário