Centro de Convivência em Campinas recebe show gratuito do Duo Vipi

Compartilhar

Apresentação acontece no dia 19 de agosto

A Feira de Artesanato do Centro do Convivência em Campinas vai oferecer ao público mais uma atração, o show de jazz do Duo Vipi. Formado pelos músicos Guilherme Vieira (violão) e Thiago Lourenço (piano), os músicos tocarão composições do jazz do seu último álbum “Maracutando”. A apresentação para as 10h00 e conta com composições instrumentais embaladas pelos ritmos brasileiros e pela improvisação.

Os músicos, que receberam influência de grandes nomes do cenário nacional e do jazz, como Tom Jobim, Chico Buarque, César Camargo Mariano, Bill Evans, Baden Powell e Pat Metheny apresentam, neste trabalho, composições que revelam a face autoral do duo e que foram arranjadas durante viagens a diferentes destinos, realizadas para a concepção do álbum e que serviram como inspiração para a música que queriam produzir.

A apresentação faz parte do projeto Duo Vipi através do ProAC e conta com o patrocínio do Eletromec e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. O objetivo principal do projeto é o enriquecimento da música instrumental brasileira sendo disseminada aos mais variados públicos de forma acessível.

O primeiro trabalho do Duo Vipi, o álbum “Antônio Brasileiro – um tributo a Tom Jobim” (2009), gravado de forma independente, já demonstra a estética autêntica de interpretação e arranjos dos músicos, que fazem da improvisação, tirada do jazz, o ponto chave de criação. “Esse exercício de criação espontânea é utilizado como unidade artística do duo e faz com que cada apresentação seja única e imprevisível. O ouvinte é levado a diferentes planos temáticos a cada execução, e isso exige do músico uma aptidão de contador de histórias”, comenta Guilherme Vieira.

Tragetória Duo Vip
O duo foi formado em Campinas em 2007 e já se apresentou em diversas casas de música ao vivo e jazz da cidade e região. Os músicos também participaram de eventos no SESC Campinas, de projetos musicais de prefeituras do Estado de São Paulo, festivais de canção popular em várias cidades do Brasil e também gravaram trilhas sonoras para filmes e curtas-metragens. Outro recurso que a dupla usa nas apresentações é misturar música com poesia. A iniciativa já contou com a parceria dos poetas Guto Leite, Rafa Carvalho e Heyk Pimenta.

Serviço:
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Data: 19 de agosto
Horário: 10h00
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Centro
Evento gratuito

Deixe uma resposta