Notícias

Adiada a 91ª Festa de São Joaquim e São Roque

Compartilhar

Mudança acontece para não prejudicar o evento, de acordo com a previsão do tempo para este fim de semana

A 91ª Festa de São Joaquim e São Roque, que acontece no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas/SP, foi adiada para os dias 25, 26 e 27 de agosto. A Comissão Organizadora do evento decidiu pela mudança devido à previsão do tempo.

“A previsão é de chuva para todo o fim de semana, isso prejudicará a festa, já que se trata de um evento realizado a céu aberto. Com esse adiamento, evitamos o cancelamento de algumas atrações e, principalmente, a queda de público que participa todos os anos do evento”, afirma Liraucio Fávaro, integrante da Comissão Organizadora do evento.

Ele ainda ressalta que “toda a programação religiosa e festiva será mantida, transferida respectivamente para os dias 25, 26 e 27 de agosto”.

Quem passar por Joaquim Egídio nos três dias de festa terá diferentes opções de comida, dispostas em barracas na praça Praça Dom Agnello Rossi, em frente à Igreja dos padroeiros do distrito e donos da festa, São Joaquim e São Roque. Entre algumas opções gastronômicas estão: churrasco, costelão, pastel, lanche de pernil, batata frita, nhoque, além de doces feitos pela comunidade local como bolos recheados e tortinhas de diferentes sabores, cocada, maçã do amor, churros entre outros. Destaque para a barraca de doces feitos pelas próprias moradoras do distrito. “Desde as primeiras edições da festa, os organizadores iam de casa em casa pedindo um prato de doce. E isso passou de geração para geração. Já virou tradição para os moradores do local irem à festa já pensando no pudim de leite condensado da Nilde ou no bolo de chocolate da Dona Cida Gallo”, comenta a coordenadora da barraca, Cássia Gibim.

Barraca das Bonecas
Outra tradição da festa de São Joaquim e São Roque é a barraca das bonecas vestidas pelas moradoras dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, parentes e amigos. “Lembro da minha ansiedade para ir à festa para ver a barraca das bonecas. Era sempre uma surpresa. Uma mais linda que a outra. As mais disputadas eram as vestidas com roupas de baile e as noivas”, conta Ivete Fávaro. Nesta edição quem assumiu a barraca foi a sobrinha Laís Fávaro, junto com a amiga e também moradora do distrito, Bianca Caetano. “Os tempos mudaram, mas tradições como esta barraca são o que tornam a festa de Joaquim Egídio diferente e gostosa”, comentou. A distribuição das bonecas para serem vestidas foi disputada e muita gente que também queria ficou sem. “ Já existe uma lista para o ano que vem”, completa Lais.

Além da barraca das bonecas, o evento também conta com um espaço para as crianças com barracas de brincadeiras e brinquedos diversos.

Atrações
Para animar o evento haverá apresentações de diversos artistas no palco principal. Na sexta-feira, dia 25 de agosto, primeiro dia da festa estão previstos o Grupo Indigo Rock, o conjunto Forró Gostoso de Mais e a banda Livre Acesso (Pop Rock Nacional), além do documentário que conta a história da festa, com exibição em todos os dias do evento.

Já no sábado, dia 26 de agosto, as atrações ficam por conta de Fernando Sertanejo, Mágico Eliezer, Grupo de Violas de Campinas, Vagner e Faty (MPB), Amigos do Samba, Cristian Ramos, Everton, Orquestra de Violas de Valinhos e Paulo Henrique e Vasconcelos.

Neste ano, na tradicional barraca do costelão, às 17h30, acontecerá um Show de Prêmios que contará com venda antecipada e no dia de cartelas para concorrer aos prêmios principais.

No domingo, dia 27 de agosto, se apresentam o Grupo Raça de Quintal, a dupla Lenilson e Murilo Santana e a Banda Lira de Itapira. Outra atração do dia ficará por conta do adestrador de cavalos Rogério Silva, que levará para o público da festa uma de suas apresentações. Neste dia, também acontecem os eventos tradicionais, como as brincadeiras de pau de sebo e quebra pote, a apresentação da Congada de Morungaba e o leilão de prendas variadas, como garrotes, galinhas, cestas de alimentos entre outras, que encerra a festa com chave de ouro.

Programação religiosa
A 91ª Festa de São Joaquim e São Roque também terá uma programação religiosa com missas todos os dias celebradas pelo Pároco Pe. Marco Amstalden. Para abrir as festividades, na sexta-feira, dia 25 de agosto, às 19h30, acontece a missa com a participação das Comunidades Imaculada Conceição e N. Sra. Aparecida. No sábado, dia 26 de agosto, às 18h, haverá missa com a participação das Comunidades Matriz e Santo Antônio.

Já no domingo, dia 27 de agosto, às 10h, tem a Missa Solene com a participação do Coro de Sant’Ana. Às 16 horas acontecerá a tradicional Procissão Solene com andores enfeitados pelas famílias dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

Serviço
91ª Festa de São Joaquim e São Roque
Dias: 25, 26 e 27 de agosto
Local: Praça Dom Agnello Rossi – Joaquim Egídio – Campinas/SP

Show de Prêmios
Ponto de Venda Antecipada
Secretaria da Paróquia de Sant’Ana
Horário de atendimento: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h (até sexta-feira, dia 25/08)
Endereço: Rua Siqueira Campos, 90 – Sousas – Campinas/SP
Atenção: no dia da festa as cartelas poderão ser adquiridas diretamente no caixa.

Programação Festiva e Religiosa
Dia 25 de agosto (sexta-feira)
19h30 – Missa – Comunidades Imaculada Conceição e N. Sra. Aparecida
20h30 – Documentário da Festa
20h30 – Grupo Indigo Rock
21h30 – Forró Gostoso de Mais
22h30 – Livre Acesso Pop Rock Nacional

Dia 26 de agosto (sábado)
11h – Fernando Sertanejo
12h – Mágico Eliezer
13h – Grupo de Violas de Campinas
15h – Vagner e Faty (MPB)
16h30 – Amigos do Samba
17h30 – Show de Prêmios (barraca do costelão)
18h – Missa – Comunidades Matriz e Santo Antônio
19h – Cristian Ramos
20h – Everton
20h30 – Documentário da Festa
20h30 – Orquestra de Violas de Valinhos
22h – Paulo Henrique e Vasconcelos

Dia 27 de agosto (domingo)
10h – Missa Solene – participação do Coro de Sant’Ana
11h30 – Apresentação de Cavalo com o adestrador Rogério Silva
12h – Raça de Quintal
13h – Lenilson e Murilo Santana
13h30 – Tradicional Congada de Morungaba
14h – Brincadeiras tradicionais: pau de sebo e quebra pote
14h30 – Banda Lira de Itapira
16h – Tradicional Procissão com Andores
18h – Tradicional Leilão
20h30 – Documentário da Festa

Deixe um comentário