Gastronomia

Sousas e Joaquim Egídio recebem o Festival Gastronômico de Primavera

Compartilhar

Evento promete agitar os distritos com o melhor da gastronomia, entretenimento e sorteios

Começa nesta semana o 4º Festival Gastronômico de Primavera da Adegas – Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia – núcleo de Sousas e Joaquim Egídio. Sob o tema “Cores e Sabores”, em homenagem à estação mais florida do ano, o festival ocorrerá entre os dias 22 de setembro e 15 de outubro nos estabelecimentos participantes, com menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) ao valor fixo de R$ 59,90.

Prato principal do restaurante Estação Marupiara (foto divulgação)
Sobremesa do restaurante Estação Marupiara (foto divulgação)
Prato do restaurante El Tambo (foto divulgação)

A abertura acontece no dia 22 de setembro, a partir das 18h, e nos dias 23 e 24 de setembro, a partir das 11h, com o tradicional “Adegas na Praça”. A proposta é oferecer ao público diversas opções da alta gastronomia com um preço acessível, além de entretenimento para todos os gostos.

O festival nos restaurantes segue até 15 de outubro e contará com 12 estabelecimentos participantes. No Adegas na Praça o público poderá desfrutar de 14 operações de gastronomia com pratos coloridos e acentuados de sabor.

Em todos os eventos promovidos pela Associação, há sempre uma ação social e uma abertura para entidades que contribuam com o próximo e o meio ambiente. Durante a abertura do evento, a entrada será gratuita, mas a doação de um brinquedo em bom estado é bem-vinda. Todos os brinquedos arrecadados durante o evento serão destinados às crianças carentes de comunidades da região.

Outra ação que também acontecerá, é que o lixo produzido durante os três dias de evento será coletado e enviado à reciclagem juntamente com o óleo descartado. Os responsáveis pela triagem e coleta de lixo são ex-dependentes químicos do Projeto Resgate, apoiados pela Adegas, que utilizam da cooperativa de reciclados para se reinserirem socialmente.

Por fim, o Adegas na Praça mais uma vez abre suas portas para dois projetos que valorizam o próximo: o projeto Inclusione, que visa a inclusão de adolescentes com necessidades especiais no mercado de trabalho (haverá um membro da equipe em cada uma das barracas) e a barraca da ACESA, entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências e que vai vender água de coco, refrigerantes e água. Toda a renda será revertida para melhorias estruturais.

Nesta edição, alguns dos restaurantes terão uma opção de prato vegetariano no cardápio do festival e na tarde de sábado (23) acontece uma cozinha show com Aline Ruffi, que é membro da Sociedade Brasileira de Vegetarianismo Brasileira, a SVB. “É extremamente importante ter opções para todos os gostos e, pensando nisso, foram desenvolvidos pratos especialmente para esse público” afirma Luis Felipe Sagioro, presidente da Adegas.

Completando essa linha inclusiva e preocupada com o bem-estar, o evento contará com uma feira de orgânicos – presente no sábado e no domingo -, produzidos pelo Sítio Terra Mãe, que é da região e estará em parceria com o Slow Food. O público poderá conhecer e comprar alguns dos produtos orgânicos produzidos no sítio, tais como verduras, ovos e mudas de plantas aromática.

Além de atrações pra lá de convidativas, no sábado das 12h às 17h e no domingo das 11h às 17h, o público poderá desfrutar da conhecida feira de artesanatos “Vila das Artes” com exposição e venda de produtos artesanais.

Para a criançada haverá um espaço Kids caprichado com garantia de diversão e uma atividade especial na tarde de sábado. E para os adultos entrarem no clima na primavera, no sábado acontece uma aula de Zumba e no domingo uma atividade especial de Yoga, com arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos da cidade. A programação completa inclui 13 atrações com shows, teatro e muito mais.

Serviço:
Local: Praça Beira Rio, em Sousas – Campinas/SP
Entrada gratuita
Sexta-feira (22/09), das 18h às 23h
Sábado (23/09), das 11h às 23h
Domingo (24/09), das 11h às 17h
Festival Gastronômico nos Restaurantes – 23/09 a 15/10
*Horário de funcionamento dos estabelecimentos

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário