Notícias

Campinas Decor 2018 recupera Fazenda Argentina da Unicamp

Compartilhar

A inauguração da Campinas Decor 2018 foi realizada na noite de quarta-feira, 25 de abril, com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, da primeira-dama, Sandra Ciocci, e do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira. A principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista abre as portas ao público nesta sexta-feira, 27, com um atrativo extra: a recuperação da Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), reforçando a tradição de doar melhorias realizadas em prédios do patrimônio público.

“Essa parceria da Campinas Decor com a Unicamp é muito especial. Um local que estava com o prédio degradado, se tornou um lugar lindo, com ambientes maravilhosos, valorizando a arquitetura e também a arte. Quero cumprimentar a todos os envolvidos por mais essa parceria de sucesso”, disse o prefeito. Jonas Donizette lembrou que a Prefeitura e a Campinas Decor também firmaram parcerias para melhorias realizadas em prédios do patrimônio público. O prefeito pontuou dois benefícios desta iniciativa: “Primeiro porque a população pode usufruir os prédios do patrimônio público durante a realização da Mostra e, depois, quando acaba, fica o patrimônio restaurado para a nossa cidade”.

Além da Estação Guanabara, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011) e a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016), inaugurada em setembro de 2017 pela Prefeitura como centro cultural.

Revitalização

A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina foi possível devido ao convênio de permissão de uso firmado no último mês de outubro entre a organização do evento e a Unicamp. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.

Após a revitalização, a Fazenda Argentina será utilizada como sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp. “Estamos repetindo a parceria de sucesso que tivemos com a Campinas Decor na Estação Guanabara. Sempre visando atender cada vez melhor a sociedade, a Unicamp buscou um parceiro para a viabilização de um espaço tão importante para a cidade”, afirmou o reitor Marcelo Knobel.

“Com a revitalização, ainda em 2018, poderemos colocar o espaço em uso, com a sede do Museu e abertura do espaço para a realização de eventos variados, como exposições, espetáculos e lançamentos de livros, além de instalar o escritório que irá justamente estudar os planos de expansão e utilização daquela área”, acrescentou.

Quem visitar a Mostra verá o trabalho de um time formado por 74 profissionais de Campinas e cidades do entorno, responsáveis por projetar, decorar e construir 41 ambientes internos e externos. As organizadoras da Campinas Decor são Stella Tozo e Sueli Cardoso.

No total, são 12.650 metros quadrados de passeio, entre 1.345 metros quadrados de área construída original da fazenda e 11.305 m2 de jardins.

Deixe um comentário