GastronomiaNotícias

Rancho Vô é eleito o melhor buteco do Brasil

Compartilhar

O buteco Rancho Vô, campeão de Campinas e que competiu com outros 20 concorrentes, leva o título nacional

Chegou a hora de conhecer o MELHOR BUTECO DO BRASIL! A premiação foi realizada no dia 23, no Museu da Casa Brasileira e revelou Rancho Vô, de Campinas, como o eleito do ano.

Essa é a terceira vez que o Comida di Buteco faz a eleição do Melhor Buteco do Brasil. Na primeira vez, em 2016, o eleito foi o Bar do David, do Rio de Janeiro e, ano passado, o Bar do Jão, de São Paulo. Agora foi a vez de Campinas ser colocada na rota da gastronomia de raiz.

Para Adilson Rossi, proprietário do Rancho do Vô, participar do Comida di Buteco foi um marco importante para o buteco. “Aumentamos nosso faturamento em mais de 50% e estamos certos de que o título nacional ainda vai nos elevar a outro nível. É uma honra e uma alegria muito grande para todos nós que vestimos a camisa do Comida di Buteco”, diz.

Participaram do concurso 21 butecos distribuídos em 13 estados brasileiros. A mecânica foi a seguinte: cada um dos campeões regionais foi visitado por um corpo de três jurados que não participaram das etapas locais, sendo um da própria cidade e dois de estados diferentes. Eles avaliaram os mesmos critérios da etapa regional: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

O Comida di Buteco, que tem a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos tradicionais é o pioneiro e o único em todo o mundo a reconhecer um ícone da cultura local em abrangência nacional. Este ano em especial, diante de circunstâncias econômicas desfavoráveis, o Comida di Buteco contribuiu e muito para o bom desempenho dos participantes durante o concurso. “Os números indicam que os butecos têm um incremento médio de 50% a 60% no faturamento durante o Comida di Buteco, o que é bastante coisa, especialmente, num momento tão difícil em nosso país”, diz Flávia Rocha, uma das organizadoras do Comida di Buteco. Em 2019, o concurso completará 20 anos e muitas novidades estão sendo desenvolvidas para essa comemoração.

As eleições locais deste ano atingiram 630 mil votos, um recorde e 21% superior à edição de 2017. Além disso, a cadeia de valor envolvida nos quase 600 butecos participantes atingiu R$ 210 MM no mês do concurso e contempla faturamento e compra de insumos dos butecos participantes e mídia espontânea registrada. Esse número representa um crescimento de 15% em relação ao ano passado.

Sobre o Vencedor
RANCHO VÔ – Petisco “JoaquimMineirice Uai!”
A receita inclui carne de lata (carne de porco cozida e conservada na gordura), pimenta cambuci recheada com massa de linguiça com provolone, torresmo pururuca – servido com cachaça mineira e geleia de pimenta.

Serviço:
Rancho Vô
Endereço: Rua Heitor Penteado, 1407 – Joaquim Egídio
Telefone: (19) 3298-6299
Funcionamento:
terça-feira: Fechado
quarta-feira: 11:00-16:00
quinta, sexta e sábado: 11:00-23:00
domingo: 11:00-18:00
Segunda-feira: 11:00-16:00

SOBRE O COMIDA DI BUTECO – Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa
O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um MOVIMENTO que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil. Em 2018 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:
630 mil votos
6,5 mil empregos gerados
Movimentou R$ 210 MM, incluindo: faturamento e compra de insumos dos butecos participantes e mídia espontânea registrada.

Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Deixe um comentário