Notícias

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas faz campanha de financiamento coletivo para lançamento de livro

Compartilhar

Objetivo é lançar no Brasil o livro “Poética da Ilusão de Movimento”, do escritor e professor português José-Manuel Xavier

A animação brasileira vem crescendo, ganhando destaque no Brasil e no mundo, mas ainda há poucas obras sobre cinema de animação por aqui. Buscando contribuir para alterar este quadro, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas acaba de lançar sua primeira campanha de financiamento coletivo. O objetivo é lançar no país a obra de José-Manuel Xavier, “Poética da Ilusão de Movimento”. 

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é uma entidade com 44 anos de existência, sendo, portanto, uma das pioneiras da animação no Brasil. Seus diretores, Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, já realizaram mais de 2500 oficinas e cursos de animação por todo o Brasil e no exterior, para adultos e crianças, através de uma metodologia própria, que prioriza o traço autoral de cada aluno/autor.

“O Núcleo tem forte vocação educativa, difundindo sua filosofia de animação pelos quatro cantos do mundo. A “Poética da Ilusão de Movimento” vem fazer coro com essa filosofia. É um livro necessário, provocador e surpreendente”, comenta Filipe Augusto Miranda, animador e professor de artes. Membro do Núcleo desde 2012, Filipe organizou a campanha de financiamento na plataforma Catarse, em parceria com a LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, mostra de filmes na Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, que chega em 2018 à 3ª edição. 

O livro

O livro “Poética da Ilusão de Movimento”, do português José-Manuel Xavier, busca abordar a animação através da comparação com a poesia. O autor é um animador português, professor da Escola Nacional de Jogos e Mídias Digitais Interativas na França. Seus filmes já circularam nos principais festivais de animações do mundo e seus livros são citados em diversos trabalhos acadêmicos.

“Conhecemos o autor e a obra através da MONSTRA, um festival de cinema de Lisboa que, assim como o Núcleo, prioriza a arte da animação autoral”, comenta Maurício Squarisi.”O grande aliado de José-Manuel Xavier é Fernando Pessoa, que não foi animador, mas o seria, porque nele estava a poética da qual estamos falando. A arte da animação está intrinsecamente ligada à natureza humana desde os primórdios do nosso despertar como seres humanos. Temos de admitir, ou mesmo afirmar, que o homem primitivo era um animador poético”, diz Wilson Lazaretti, animador e fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

A Campanha

A campanha de financiamento coletivo para o lançamento do livro no Brasil funciona como uma pré-venda da obra. O lançamento do livro será na LESMA, La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, programada para os dias 26 a 28 de outubro de 2018 na Unicamp, em Campinas. 

Os interessados podem adquirir o livro por R$35,00 para retirada pessoalmente durante o evento, ou optar pelo envio via correio. Mas é possível apoiar a campanha com valores a partir de R$10,00. A campanha segue até o dia 23 de setembro. Todos os detalhes estão explicados no site:https://www.catarse.me/poetica_da_ilusao_de_movimento_1dea.


Deixe um comentário