DestaquesNotícias

Livro aborda a influência dos 20 anos da Globo Filmes no audiovisual brasileiro

Compartilhar

Em “Vale a pena ver de novo?”, pesquisadora aponta estratégias da empresa, como o superaproveitamento de conteúdos, e estimula o debate sobre o papel dos meios de comunicação

Juliana Sangion lançou no dia 14 de setembro,  o livro “Vale a pena ver de novo? O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil”.

O livro abrange o período entre 1998 e 2018: os primeiros 20 anos da empresa. A partir de dados oficiais do setor, entrevistas e análise de filmes e programas televisivos, a pesquisadora nos apresenta um panorama do audiovisual brasileiro nessas décadas e convida o leitor a refletir sobre o impacto da criação do braço cinematográfico das Organizações Globo.

Segundo a autora, “a criação da Globo Filmes e seu modelo de negócios teve forte impacto na produção cinematográfica nacional. Investigar essa situação após duas décadas torna-se crucial para discutir a circulação de narrativas dominantes em uma indústria tão concentrada como a do audiovisual”.

Como a Rede Globo explora, na televisão, o conteúdo produzido para o cinema e vice-versa? De que maneira a Globo promoveu profissionais da emissora na direção de seus filmes? Essas são algumas das perguntas que nortearam as pesquisas de Juliana Sangion. Para ela, “o tema estimula a refletir sobre o papel dos meios de comunicação e das indústrias do entretenimento nas disputas culturais e ideológicas, e a pensar novas possibilidades e alternativas na produção de bens simbólicos”.

A publicação é instigante e útil a todos que se interessam por televisão e cinema no Brasil, especialmente estudantes e pesquisadores das áreas de comunicação, audiovisual, cinema e ciências sociais, além de profissionais que atuam nesses setores.


Sobre a autora

Juliana Sangion é doutora em Multimeios pela Unicamp, na área de Cinema Brasileiro. Máster em Comunicação Institucional pela Universidade Autônoma de Barcelona. Lecionou no departamento de comunicação do Centro Internacional de Estudos Universitários de Barcelona (IUSC). É docente da PUC-Campinas, em disciplinas das áreas de audiovisual, documentário e telejornalismo; e professora convidada da especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp.

Deixe um comentário